Início » Archive by category "Gilda de Castro"
Gilda de Castro

O sucesso do turismo em Portugal nos últimos anos

O visual dos logradouros não é afetado pela exposição da rede elétrica. As ruas estão sempre limpas, e as calçadas, em ótimo estado. O trânsito flui rápido em boas vias. Há oferta satisfatória de “tapas” e restaurantes confiáveis com atendimento cordial de jovens bilíngues
Gilda de Castro

O trabalho doméstico e a economia nacional

O trabalho doméstico não entra no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) de nenhum país, embora envolva atividades indispensáveis à restauração diária da capacidade produtiva dos que geram bens e serviços para a sociedade
Gilda de Castro

Os cidadãos brasileiros diante da crise política

Atravessamos, portanto, um período crítico, pois os corruptos ainda podem levar a melhor, em sua matreirice parlamentar, mantendo suas estratégias para sugar o patrimônio público e dominar a população ignorante e dependente de benesses oficiais
Gilda de Castro

Ganância e obscurantismo dos políticos brasileiros

A Lava Jato tem exposto o submundo da República, causando perplexidade pela conduta criminosa de autoridades, em todos os setores do Estado. São tantos desmandos que poucos políticos têm merecido a confiança de cidadãos honestos para permanecer no cargo.
Gilda de Castro

Dor, carinho e respeito nos ritos fúnebres

A morte implica também alto potencial de desagregação ao provocar ruptura nas atividades econômicas, mexer com interesses patrimoniais e reordenar a composição familiar. Surgem, então, ritos fúnebres compatíveis com as crenças de cada grupo sobre o post mortem, mas referem-se também a rituais de despedida e desligamento.
Gilda de Castro

A falácia nas críticas ao horário de verão

Muitos brasileiros criticam o horário de verão, alegando que a economia de eletricidade não justifica os prejuízos a sua saúde. Ao criticarmos o horário de verão, devemos reconhecer que ele compõe a mesma modernidade que nos propicia, diuturnamente, atendimento em hospitais, eletricidade, proteção policial e viagens internacionais em poucas horas.
Gilda de Castro

Distorções nas atitudes de eleitores brasileiros

A preferência pela troca de favores condiciona a construção da cidadania dos brasileiros. Eles aceitam o tratamento caloroso pelos candidatos na época das eleições e o distanciamento dos vitoriosos logo depois. Os eleitos isolam-se para evitar pedidos de emprego, ajuda material e intermediação de favores, mas livram-se, ao mesmo tempo, do cumprimento de promessas feitas durante a campanha.
Gilda de Castro

Lixo e esgoto na construção da imagem do Brasil

As Olimpíadas 2016 estão superando as expectativas de brasileiros irritados com as despesas do evento e de estrangeiros preocupados com a segurança das delegações: ações terroristas, violência no Rio de Janeiro, endemias e poluição da baía de Guanabara. A mídia explorou essas falhas, apostando no fracasso.
Gilda de Castro

Malfadada preservação da política brasileira

Os partidos estão realizando suas convenções para definir candidatos, alianças e estratégias, mas os frequentes escândalos desgastam a imagem de políticos, dificultando a renovação dos quadros de governantes e parlamentares, porque muitos cidadãos capazes não admitem participar do processo, diante dos obstáculos para adoção de medidas mais saudáveis de administração pública.
Gilda de Castro

Conquistas da engenharia bem distantes do Brasil

O Brasil está saturado por obras inacabadas, sonhos não realizados, infraestrutura de péssima qualidade e escândalos sem fim quanto ao destino criminoso dado às polpudas verbas alocadas para projetos comprometidos com interesses paroquiais dos parlamentares.
Gilda de Castro

A devastação em bacias hidrográficas

Os problemas são graves nas bacias do São Francisco e do Doce, porque a negligência dos brasileiros, dos agentes econômicos e da administração pública tem levado a um quadro desolador, que se tornou imperdoável quando teóricos apresentaram um quadro apocalíptico para o planeta, se não houvesse mudança de atitude individual e coletiva em relação ao ambiente