Principal » Artigos de Dimitri Barros Guandalim
Dimitri Barros Guandalim

Carta do Partido Comunista a Obama

A seguinte carta foi enviada ao presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, pela comissão Nacional do Partido Comunista dos Estados Unidos, no dia 14 de Maio de 2014. O documento alerta sobre a investida dos setores de direita e extrema-direita sobre os comunistas, a comunidade judaica ucraniana e demais minorias na cidade de Odessa, no contexto da gravíssima crise política que vem atravessando a Ucrânia desde a deposição do presidente pró-Rússia Viktor Yanukovich, no final de 2013, e que já ocasionou a secessão da Península da Criméia e sua anexação a Federação Russa, bem como a recente secessão de outras províncias do Leste, fronteiriças com a Rússia, tudo isso envolto emuma atmosfera de confrontos armados e intervenções estrangeiras, Estados Unidos e Rússia.
Dimitri Barros Guandalim

Tudo a preço de banana

Uma empresa pública é um patrimônio do povo brasileiro. É construída no decorrer do tempo com os impostos extraídos dos diversos tipos atividade econômica, isto é, os impostos são provenientes da riqueza produzida pelo trabalhador em sua atividade laboral cotidiana. O Município de Araraquara construiu e estruturou a Companhia Troleibus de Araraquara (CTA) por meio dos recursos advindos dos impostos do trabalho de gerações de trabalhadores e cidadãos que residiram na cidade e aqui construíram suas vidas. A CTA é uma empresa pública responsável por um setor estratégico da vida urbana, o transporte público, e seus serviços estão diretamente ligados à vida do cidadão araraquarense e fazem parte de sua história há mais de 50 anos.
Dimitri Barros Guandalim

Aprendendo com o comandante Che Guevara

Nos anos 50 e 60, o contexto político que o mundo atravessara era radicalmente diferente do que passamos hoje em dia, sobre isto não há nem a mais remota dúvida. A Guerra Fria estava no seu auge, diversos golpes militares instalavam governos ditatoriais em todo o continente americano e os processos de guerra contra as metrópoles e revoluções sociais na África e na Ásia estavam em movimento. As metrópoles europeias, como França, Holanda e Portugal travavam combates sangrentos contra os movimentos de libertação de suas colônias (geralmente apoiados pelos soviéticos) para manter diversas áreas do globo sob suas administrações e assim ter acesso, sobretudo à matérias-primas, mão-de-obra e mercados consumidores coloniais, isto é, subjugados e protegidos da concorrência com outras nações, isto significa, fora diretamente do âmbito do capitalismo mundial.
Dimitri Barros Guandalim

Manda quem pode, obedece quem tem juízo

Ao analisar esse processo de corrupção que envolve o Estado e a Sociedade Civil na cidade de Marília, fica claro o porque de a prefeitura estar com déficits nas contas públicas e, por isso, estar faltando recursos para diversas áreas fundamentais. O dinheiro da merenda, das escolas, dos hospitais e que seria empregado em programas sociais é repartido entre os coronéis do município, de maneira descarada, que triplicam seus patrimônios privados em detrimento do empobrecimento da grande massa dos cidadãos. Não é à toa que Marília possui 23 zonas de periferia, com altos índices de pobreza, violência e baixa escolaridade.
Dimitri Barros Guandalim

Amor e modernidade: reflexões sobre os sujeitos e os significados

Amor e amar, termos que sugerem uma mesma vinculação sentimental-emocional e que foram incorporados aos inúmeros discursos presentes nos atores que vivenciam a condição da modernidade. Ao freqüentarmos as igrejas cristãs, as escolas as famílias, assistirmos os seriados na televisão e ouvirmos as músicas mais tocadas nas rádios e na internet, salto aos olhos a quantidade de vezes que o tema amor e amar aparece nas canções e nas produções culturais. Num contexto de globalização, de grandes transformações sociais inesperadas que atingem os indivíduos e grupos sociais de maneiras heterogêneas, em sociedades cada vez mais complexas e racionalizadas, seguidas de um modo de produção material capitalista, quais os significantes, significados e os sentidos das palavras amor e amar?
Dimitri Barros Guandalim

História, cultura e política no pensamento social de Max Weber

Max Weber, sem dúvida, merece o mérito de ser qualificado no rol dos grandes expoentes do pensamento social no século XX. Sua vastíssima produção intelectual proporcionou as sociedades ocidentais reflexões originais que procuraram analisar diversos aspectos da realidade cultural, e desse modo, contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento e enriquecimento de diferentes campos científicos, como a Antropologia, a Ciência Política, a História e, sobretudo, a Sociologia.
Dimitri Barros Guandalim

A coligação PT-PMDB: mais um sucesso governista

Após duas derrotas nas disputas para ocupar a Presidência da República na década de 90, o Partidos dos Trabalhadores (PT) hoje caminha rumo à sua terceira gestão consecutiva, através da coligação PT-PMDB. Com a primeira eleição de um presidente operário e um partido considerado de esquerda no Brasil (com aproximadamente 53 milhões de sufrágios), o PT não conseguiu escapar do descrédito e do forte abalo que representou as chamadas crises do Mensalão no decorrer de 2004, onde diversas figuras do alto escalão – deputados e ministros - foram obrigadas a renunciar a seus mandatos, com o objetivo de escapar da cassação.