Principal » Artigos de Diego Cotta
Diego Cotta

Sobre o cotidiano

Muitos ainda discutem se vivenciamos uma sociedade moderna, pós-moderna, hipermoderna etc. Independentemente da nomenclatura utilizada, é nítido que o enredamento social se tornou muito mais complexo do que em outros tempos. Nos séculos passados, a estratificação social e os papéis desempenhados pelos atores sociais eram bem definidos; isso podia ser constatado pelas roupas, modo de falar, acesso à informação… No entanto, hoje em dia, a trajetória dos indivíduos, seus repertórios e a forma de lidar com as peripércias da vida vem se multifacetando, causando uma verdadeira dissolução de ideias e conceitos engessados.
Diego Cotta

Ocupação negra

Dança. Oficinas. Filmes. Vídeos. Exposição. Palestras. É com esse choque cultural que a Cia. Rubens Barbot ocupará, literalmente, o Centro de Artes Calouste Gulbenkian no dia 20 de abril, cumprindo temporada até o dia 6 de maio. O projeto "Ocupação Negra" iniciará com a estreia do espetáculo de dança Um Rio, de Janeiro-a-Janeiro; passará pela produção de workshops com renomados bailarinos; exibirá filmes e vídeos sobre as temáticas de dança contemporânea e cultura afro; e, por último, abrirá a exposição de tapeçarias e fotografias da Cia, seguidas de palestras.
Diego Cotta

STF aprova união estável proposta pelo Governo do RJ

O Rio de Janeiro mais uma vez se torna vanguarda na história das transformações sociais do país. O pedido que o Movimento LGBT fez ao governador Sergio Cabral em 2008 sobre a instauração da ADPF 132, que alega que o não reconhecimento da união homoafetiva contraria preceitos fundamentais como igualdade, liberdade, etc., da Constituição Federal, foi atendido e hoje (05/05/2011) aprovado pelo Supremo Tribunal Federal. Em paralelo, a campanha do programa estadual Rio sem Homofobia será lançada pelo governador no dia 16 de maio.
Diego Cotta

“Lugar de criança é no orçamento!”, diz Karen Acioly

O Centro de Referência Cultura Infância do Teatro Municipal do Jockey foi sede de um importante encontro, onde se debateu perspectivas orçamentárias para a cultura da infância no país. O diretor teatral e criador Ilo Krugli, a ex-secretária municipal de Cultura, Ana Luisa Lima e o gestor público de projetos culturais, Cacá Valente foram alguns dos nomes que compuseram a mesa redonda do dia 14. A discussão teve como objetivo a criação de um documento que contenha propostas de fomento ao desenvolvimento e aplicação efetiva de políticas públicas para a cultura infância, tendo como referência principal o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que este ano completou 20 anos de existência.
Diego Cotta

Rádio Tupi faz enquete em seu site que discrimina LGBT

“Homossexualismo é doença ou falta de vergonha na cara?”. É esta a enquete que há uma semana se encontra no site da rádio TUPI (1280 AM | 96,5 FM). O Grupo Pluralidade e Diversidade de Duque de Caxias (GPD), presidido pela travesti Sharlene Rosa, fez uma denúncia ao Conselho Estadual LGBT, solicitando ajustamento de conduta do veículo de comunicação. O Conselho entrará com uma representação junto ao Ministério Público solicitando retratação pública e propagação de informações através de mensagens e programas da rádio sobre cidadania LGBT.
Diego Cotta

Alojamento da UFRJ é palco de homofobia

É inadmissível que em pleno século 21 ainda temos que gastar energia e discutir direitos naturais, como ter uma identidade, ir e vir e relacionar-se (sexualmente) com qualquer pessoa independentemente de seu sexo. O recente caso de homofobia no alojamento da UFRJ é um indicativo do futuro que nos espera. Um lugar onde deveria ser vanguarda; onde se formam os profissionais do futuro ainda está mergulhado em conceitos conservadores, retrógrados e intolerantes.
Diego Cotta

Religiosos se preparam para Terceira Caminhada em Copacabana

Está chegando a “3ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa”. Umbandistas, católicos, espíritas, evangélicos, judeus, muçulmanos, ciganos, wiccanos, hare krishnas e candomblecistas estarão reunidos pela fé no dia 19 de setembro (domingo), às 11h, no Posto Seis. O evento, organizado pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), pretende agregar mais de 150 mil religiosos. A cada ano aumenta o número de público. Em 2009, segundo informações do 19º BPM, 80 mil pessoas participaram. Número quatro vezes maior que o da 1ª Caminhada.
Diego Cotta

Ipeafro reúne acervo digital que resgata e conserva memória da cultura negra no Brasil

Fundado pelo professor Abdias Nascimento, indicado oficialmente ao prêmio Nobel da Paz 2010, o Ipeafro disponibiliza gratuitamente online, em seu portal (http://www.ipeafro.org.br), textos, livros, imagens, documentos, jornais antigos e obras de arte compiladas e produzidas pelo ativista ao longo de sua trajetória na militância pela causa negra. O internauta também tem a opção de solicitar materiais por e-mail ao instituto. Entre os documentos do acervo estão edições do jornal “Quilombo”, fundado por Abdias Nascimento em 1948, como movimento de protesto político.
Diego Cotta

Governo Federal, Estadual e sociedade civil unem forças no combate à discriminação religiosa.

A cerimônia aconteceu no Teatro Gláucio Gill na última segunda-feira (22/3). O Ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos; a Secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva e o Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento marcaram presença para a assinatura do convênio. Estiveram presentes também importantes lideranças religiosas como Mãe Beata de Iemanjá, Marcus Resende, Saladim Mohammed, entre outros.
Diego Cotta

Conselho Federal de Serviço Social adota o Manual de Comunicação LGBT

Você sabe porquê é incorreto e preconceituoso utilizar o termo homossexualismo? E porquê a sigla GLS não deve ser empregada como referência à atuação política dos Movimentos LGBTs? Ou ainda, porquê não se deve dizer “o” Travesti, e sim “a” Travesti? Para tirar estas e outras dúvidas e, principalmente, reduzir o uso inadequado e preconceituoso de terminologias que afetam a cidadania e a dignidade de 20 milhões de LGBTs no Brasil, foi lançado, no final de janeiro, o Manual de Comunicação LGBT.
Diego Cotta

Instituto Arco-Íris premia peça teatral

No dia 23 de janeiro, o Coordenador de Pesquisas na Área Cultural do Instituto Arco-Íris, André Sena conferiu ao elenco da peça teatral Vidas Diversas uma Moção Honrosa. A congratulação é um reconhecimento às apresentações do espetáculo no meio LGBT da cidade do Rio de Janeiro, durante todo o ano de 2009. A peça foi apresentada inúmeras vezes em teatros como Posto 6 (Copacabana), Sylvio Monteiro (Nova Iguaçu) e com pico de público de 400 pessoas no Raul Cortez (Duque de Caxias).
Diego Cotta

Teresina é a primeira cidade do Nordeste a ganhar Conselho LGBT.

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTs será paritário, ou seja, possui integrantes que são igualmente representados: 50% da sociedade civil e 50% por órgãos públicos. O Conselho será consultivo e deliberativo que tem como objetivo contribuir, acompanhar e fiscalizar políticas relativas aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na cidade de Teresina.
Diego Cotta

Programa DST de Aracaju é apontado como o mais eficaz do Brasil.

O ano de 2009 foi de muito trabalho e grandes conquistas para o Programa DST/Aids da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O resultado de todo o empenho nas ações executadas em 2009 foi o reconhecimento do Ministério da Saúde (MS). O Programa DST de Aracaju foi apontado como o número um no Brasil em eficácia na aplicação e gestão financeira dos recursos disponibilizados para a execução da política DST/Aids.
Diego Cotta

STJ autoriza transexual a mudar nome e sexo em documentos oficiais

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou que uma transexual tenha seu nome e sexo alterados no registro de nascimento. Por unanimidade, os ministros da 3ª Turma reverteram decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que havia negado as mudanças, sob a alegação da “imutabilidade dos dados em registros civis”. Com essa decisão a transexual, que já passou por cirurgia de mudança de sexo, deixará oficialmente de se chamar Clauderson e passará a se chamar Patrícia.
Diego Cotta

Retrospectiva Arco-Íris 2009

O ano de 2009 representou muitas conquistas para o Movimento LGBT em geral. O Grupo Arco-Íris ganhou um novo fôlego com os projetos de prevenção de HIV/Aids, financiados pela fundação holandesa Schorer, Entre Garotos e Laços e Acasos, e com a parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
Diego Cotta

Muito além das calçadas…

"Muito prazer, eu existo!”. Com este slogan, duzentas/os ativistas das cinco regiões do país se reúnem no 16º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais (Entlaids) para discutir temas como utilização do nome social em documentos pessoais e políticas públicas em diferentes áreas, com o objetivo de assegurar a cidadania plena dessa parcela da população.
Diego Cotta

Aprovação do PLC 122/06 por uma das comissões do Senado já causa frisson entre conservadores.

A criminalização da discriminação contra idosos, deficientes e homossexuais foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na forma de um substitutivo da senadora Fátima Cleide (PT-RO) ao projeto de lei da Câmara (PLC 122/06). A proposta original, de autoria da então deputada Iara Bernardi, inclui na já existente lei que pune a discriminação por racismo, religião ou local de nascença, a punição de atos discriminatórios por sexo, gênero ou orientação sexual.
Diego Cotta

Até São Pedro participou!

14ª Parada do Orgulho LGBT Rio acontece debaixo de chuva e surpreende pela animação de 1,2 milhão de participantes. (....) O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, foi taxativo: “o preconceito dá câncer e faz mal à saúde. O que cura o preconceito e a doença é a solidariedade!”. Minc remeteu-se às recentes declarações do Governador do Paraná, Roberto Requião, que atribui o aumento do número de câncer masculino às Paradas do Orgulho LGBT.