Principal » Artigos de David Caparelli
David Caparelli

Hermes Trimegisto

Filósofo egípcio, que viveu aproximadamente dois mil anos antes da era cristã. Diz-se que descobriu a Aritmética, a Álgebra, a Geometria, a Astronomia, o Desenho, o Alfabeto e a Escrita. Sua sabedoria influenciou os sete sábios da Grécia; sendo que no ludaísmo, no cristianismo, no Budismo, e até mesmo na filosofia de Platão e Sócrates suas influências se fizeram sentidas. Em Roma seus ensinamentos abarcaram a Literatura, as Ciências, a Religião, a Magia e a Alquimia.
David Caparelli

Curiosidades numéricas!

Devemos prestar muita atenção ao valor dos números na Bíblia, sobretudo no texto hebraico, pois estamos diante de uma mentalidade diferente da nossa. Os números, na maioria das vezes, não querem transmitir uma quantidade exata, um dado preciso, mas sim expressar uma realidade, um valor teológico, um dado simbólico. Vejamos o significado dos principais números e alguns exemplos interessantes, assim como algumas passagens bíblicas onde o número aparece:
David Caparelli

Os algarismos na civilização Suméria

De origem desconhecida (vinda provavelmente da Anatólia e chegada à (Mesopotâmia por volta de 3300 a.C), a civilização Suméria é a mais antiga civilização. No extremo sul da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates (área onde posteriormente se desenvolveu a civilização Babilônica que hoje corresponde ao sul do Iraque, entre Bagdá e o Golfo Pérsico), aí floresceram cidades-estados (Ur, Eridu, Lagash, Uma, Adab, Kish, Sipar, Larak, Akshak, Nipur, Larsa e Bad-tibira).
David Caparelli

Os estados latinos do oriente (Síria e Palestina)

Saladino reconquistou Jerusalém em 02 de outubro de 1187. Antioquia foi reconquistada em 1268. Trípoli foi retomada em abril de 1289. Ainda tivemos outros dois pequenos Estados cristãos, Armênia, fundada na costa sul da Ásia Menor, foi retomada em 1375 pelos turcos; e o Reino de Chipre, que foi conquistado por Ricardo Coração de Leão, Rei da 1nglaterra, em 1191 e foi reconquistado pelos turcos em 1571.
David Caparelli
David Caparelli

Zodíaco

Os primeiros registros sobre o Zodíaco apareceram a partir do século 7 a.C., quando várias civilizações antigas dedicavam-se à observação do céu. Suas populações acreditavam que os astros podiam influenciar a vida humana, especialmente o destino dos recém-nascidos. Entretanto, a versão do Zodíaco que conhecemos hoje, uma mistura de influências da astrologia milenar dos babilônios, do conhecimento matemático dos egípcios e da filosofia grega, surgiu provavelmente por volta do século 5 a.C, com a sua criação.
David Caparelli

O surgimento da arquitetura gótica

No tempo do florescimento da Ordem do Templo, surgiu a arquitetura gótica. Curiosamente, esse "aparecer" foi repentino, e não resultado de um crescimento orgânico e lento. A arquitetura gótica não cresceu da arquitetura romana que a precedeu. Era algo completamente novo. Subitamente estava lá.
David Caparelli

Ordem de São Lázaro de Jerusalém

A verdadeira história da Ordem começou como dos Templários e a dos Hospitaleiros, com a chegada dos Cruzados em Jerusalém. De origem unicamente religiosa, a Ordem tornou-se também militar em 1200. Seu alvo original era receber os Cavaleiros leprosos de diversas Ordens.
David Caparelli

Primeira Grande Cruzada – Segunda Parte

A cruz vermelha pintada nas armaduras dos cavaleiros e a cruz bordada ou pintada nas roupas dos outros membros e nos estandartes foi escolhida como símbolo desses defensores da fé e do cristia­nismo, sendo esta a razão de serem chamados Cruzados, pois, ao partir a Cruzada, ele "tomava a cruz".
David Caparelli

Primeira Cruzada – Primeira Parte

Inicialmente os peregrinos iam até a Terra Santa a pé ou a cavalo, porque nessa época as embarcações eram pequenas e de constru­ções elementares, portanto nada adequadas para o transporte dos suprimentos, das armas, dos animais e dos próprios peregrinos. Essa foi uma expedição confusa e desordenada, todavia, ao chegar ao Rio Danúbio, totalizavam cerca de trinta e cinco mil pessoas.
David Caparelli

Os Templários e as Cruzadas

As Cruzadas foram patrocinadas e financiadas pelo tesouro da Igreja de Roma, pelos Nobres Cavaleiros e também pelos comerciantes italianos, que a pretexto de libertar o túmulo de Cristo, mobilizaram multidões para um cruel embate com os turcos seldjúcidas.
David Caparelli

O Cavaleiro Templário deve praticar sete virtudes!

A força corporal não é nada sem Humildade, Caridade e Ira, que enfraquece o entendimento, perturba o espírito e deixa de ser o caminho para a sua iluminação. A prática delas conduzirão ao perfeito conhecimento e a sabedoria, porque elas procedem do Criador.
David Caparelli

Os Pobres Cavaleiros de Cristo e os Hospitalários

A Ordem foi fundada na Terra Santa, durante a Primeira Cruzada, (por volta de 1.100 d.C), por um grupo de cruzados francos que administrava hospitais para abrigar peregrinos a caminho de Jerusalém.
David Caparelli

Espada Significado

A espada é então o caminho da inteligência e a conduta, tomando consciência de nosso eixo interno, o caminho do meio que nos conduz a reintegração, o caminho do iniciado.
David Caparelli

Priorado Templário

Até agora, foram escritas milhares de páginas contendo as mais fantasiosas histórias sobre as origens dos Templários, que é tão antiga quanto a da Maçonaria, (...) Parafraseando o genial poeta e filósofo português Fernando Pessoa que dizia: "Se és maçom, sou mais que maçom. Eu sou Templário...”.
David Caparelli