Principal » Artigos de Daniel Lago
Daniel Lago

O espírito e o caminho da eternidade no relato de Gênesis

O Espírito de Deus lutou com o homem através da pregação de Noé, mas o esforço foi em vão na maioria dos casos. O homem se corrompeu em grau irreversível, de modo que a luta do Espírito com a humanidade não produziu resultados. Por esta razão, o Senhor promulgou um julgamento, que ocorreria após cento e vinte anos. Por esta razão, vemos que Deus prorrogou o dia do julgamento para dar mais tempo ao homem para que o homem se arrependesse. A justiça clamava pela punição, mas a misericórdia de Deus pedia mais tempo para que mudassem de vida. Enquanto a misericórdia prevalecia, Deus adiava o julgamento.
Daniel Lago

Os filisteus no idioma hebraico

Nos relatos bíblicos, assim como na história dos judeus, o povo filisteu desempenha papel fundamental. Esse povo que ocupava a costa sul de Canaã ficou famoso por ter participado de vários confrontos com os hebreus, como nos relatos sobre Sansão e na história do rei Davi contra o gigante filisteu Golias. Além disso, o atual nome “Palestina” também significa “Terra dos Filisteus”, versão atual do antigo termo “Filistéia”.
Daniel Lago

O tempo no idioma hebraico

A Bíblia Hebraica é um texto do Oriente Próximo, escrito há mais de dois milênios, fruto de uma cultura completamente diversa da nossa. A perspectiva dos autores sobre a vida e o mundo que os cercava estava diretamente ligada às suas tradições e costumes. Quando lemos esse texto, não o podemos fazer a partir de nossa visão de mundo. Isso nos faria produzir interpretações completamente erradas de tal texto.