Daniel Archer Duque

Maria: do detalhismo ao vazio do olhar

Por em 03/07/2014
Maria: do detalhismo ao vazio do olhar

Em tempos de intenso visualismo em toda forma de expressão artística, espalham-se pelas atualidades artistas hiper-realistas que, com precisão e técnica invejáveis, conseguem enganar nossa visão e confundir pinturas e desenhos com as fotos de maior número de pixels que poderíamos imaginar. Ainda assim, há de se indagar talvez a relevância de um trabalho... »

Fui crime, serei poesia

Por em 05/06/2014
Fui crime, serei poesia

O que Hélio Oiticica procurava com essa inversão tão profunda da dinâmica da arte até então? Seu intuito artístico parecia ser, talvez, um projeto de redenção de toda uma sociedade, que, através da interação com a arte, se libertaria de sua essência mais pobre e fraca, que a condena ao eterno retorno. Talvez o... »

Em defesa de FHC

Por em 15/05/2014
Em defesa de FHC

Fernando Henrique, hoje, participa de uma mobilização de personalidades internacionais pelo fim da Guerra às Drogas. É talvez um dos políticos mais atuantes nos holofotes pela descriminalização dos usuários. Diante de seu governo e de suas bandeiras hoje, não me é razoável admiti-lo como um político de direita. O que não quer dizer, é... »

Sobre Luiz Felipe Pondé

Por em 26/04/2014
Sobre Luiz Felipe Pondé

Diante de um texto que destruíra meu respeito intelectual por Luiz Felipe Pondé, o último articulista da direita que considerava honesto, resolvi me enveredar no seu pensamento e ler seu último livro: "A filosofia da adúltera - Ensaios Selvagens", a fim de compreender suas afirmações. De fato, além de um estilo textual que muito... »

Meritocracia na Educação: um modelo desejável?

Por em 23/04/2014
Meritocracia na Educação: um modelo desejável?

Diante de recentes esforços, ainda que insuficientes, por parte do governo para incrementar o investimento público em educação, mais do que dobrando o gasto real por aluno nos últimos dez anos, uma série de questionamentos e debates foram iniciados a fim de se discutir o modelo apropriado para ser adotado nas escolas brasileiras. Há... »

Cotas Raciais: a evidente necessidade

Por em 02/04/2014
Cotas Raciais: a evidente necessidade

Iniciado, portanto, em meados de 2003, o trajeto da política de reserva de vagas aos negros nas universidades iniciou um profundo debate de ações afirmativas do Estado, que ganhou cada vez mais espaço ao longo da última década, enfrentando e superando parcialmente as controvérsias que esse sistema acabaria por gerar. Uma das maiores vitórias... »

Por que se fala tanto em alta cultura?

Por em 27/03/2014
Por que se fala tanto em alta cultura?

De fato, a ascensão das classes baixas ao consumo, sem respectivos ganhos culturais, abriu espaço para a criação de um efeito tsunami da indústria de entretenimento de massa sobre as mídias tradicionais, levando a uma proliferação de uma suposta banalidade nos meios de comunicação. Com isso, hoje vemos os mais diversos setores da alta... »

Direitos Humanos para humanos direitos?

Por em 09/02/2014
Direitos Humanos para humanos direitos?

Não resta dúvida que o Brasil hoje vive em momento dúbio e contraditório em diversos aspectos culturais e institucionais, principalmente no tocante aos direitos das minorias e aos direitos humanos. Enquanto registram-se avanços tímidos na atuação do Estado nessas áreas, cada vez mais a sociedade civil se manifesta virtual e publicamente contra a proteção... »

A ofuscante luz da razão

Por em 19/01/2014
A ofuscante luz da razão

Nunca consegui compreender exatamente o que seria essa ideia de razão. Foi-me sempre apresentada como um conceito objetivo e externo ao homem, como se a natureza já se utilizasse dela muito antes de nossa percepção, o que sempre me pareceu, em algum grau, uma loucura. A verdade é que, através do mito da razão,... »

Ditadura da beleza: posição e oposição

Por em 08/01/2014
Ditadura da beleza: posição e oposição

A ditadura da beleza é, primeiramente, uma expressão adotada recentemente por "progressistas" e "esquerdistas", que afirmam que o padrão estético, criado e reforçado pelos meios audiovisuais, é uma ferramenta de opressão a todos aqueles à margem do ideal exposto. O belo teria, portanto, a função de excluir todos aqueles que não visam a reprodução... »

Busca

Colunistas