Daniel Archer Duque

Cotas Raciais: a evidente necessidade

Por em 02/04/2014
Cotas Raciais: a evidente necessidade

Iniciado, portanto, em meados de 2003, o trajeto da política de reserva de vagas aos negros nas universidades iniciou um profundo debate de ações afirmativas do Estado, que ganhou cada vez mais espaço ao longo da última década, enfrentando e superando parcialmente as controvérsias que esse sistema acabaria por gerar. Uma das maiores vitórias... »

Por que se fala tanto em alta cultura?

Por em 27/03/2014
Por que se fala tanto em alta cultura?

De fato, a ascensão das classes baixas ao consumo, sem respectivos ganhos culturais, abriu espaço para a criação de um efeito tsunami da indústria de entretenimento de massa sobre as mídias tradicionais, levando a uma proliferação de uma suposta banalidade nos meios de comunicação. Com isso, hoje vemos os mais diversos setores da alta... »

Direitos Humanos para humanos direitos?

Por em 09/02/2014
Direitos Humanos para humanos direitos?

Não resta dúvida que o Brasil hoje vive em momento dúbio e contraditório em diversos aspectos culturais e institucionais, principalmente no tocante aos direitos das minorias e aos direitos humanos. Enquanto registram-se avanços tímidos na atuação do Estado nessas áreas, cada vez mais a sociedade civil se manifesta virtual e publicamente contra a proteção... »

A ofuscante luz da razão

Por em 19/01/2014
A ofuscante luz da razão

Nunca consegui compreender exatamente o que seria essa ideia de razão. Foi-me sempre apresentada como um conceito objetivo e externo ao homem, como se a natureza já se utilizasse dela muito antes de nossa percepção, o que sempre me pareceu, em algum grau, uma loucura. A verdade é que, através do mito da razão,... »

Ditadura da beleza: posição e oposição

Por em 08/01/2014
Ditadura da beleza: posição e oposição

A ditadura da beleza é, primeiramente, uma expressão adotada recentemente por "progressistas" e "esquerdistas", que afirmam que o padrão estético, criado e reforçado pelos meios audiovisuais, é uma ferramenta de opressão a todos aqueles à margem do ideal exposto. O belo teria, portanto, a função de excluir todos aqueles que não visam a reprodução... »

A democracia liberal, o socialismo e o Brasil

Por em 15/08/2013
A democracia liberal, o socialismo e o Brasil

A democracia liberal se propõe a ser um sistema sociopolítico cujo centro de ação está no indivíduo, ou seja, na proposição de que o ato subjetivo da individualidade deve ser não só protegido sob todos os ataques, mas também deve ser a própria expressão política desse sistema. A primeira questão que se forma nesse... »

A democracia liberal e as relações sociais

Por em 16/05/2013
A democracia liberal e as relações sociais

Uma análise dos pressupostos do regime democrático-liberal A democracia liberal atravessa triunfante o início do século XXI, tida quase consensualmente pelo mundo ocidental como melhor regime político de qualquer sociedade. Tendo sido essa a constatação que deu ao longo do século passado e atual legitimidade a intervenções sobre diversos países sob estruturas alternativas de... »

Estratégias de combate à inflação no Brasil e suas consequências

Por em 27/02/2013
Estratégias de combate à inflação no Brasil e suas consequências

O Brasil, após diversas tentativas, conseguiu dar o golpe final na sua hiperinflação crônica em 1994 com o Plano Real e, desde então, uma das maiores preocupações dos dirigentes macroeconômicos do governo tem sido mantê-la a níveis abaixo dos dois dígitos. Porém, diversos diagnósticos já foram dados para resolver tal problema, levando às mais... »

A perpetuação do reformismo social

Por em 10/01/2013
A perpetuação do reformismo social

O reformismo social do PT, apesar de todos os problemas, induziu uma mudança drástica na sociedade. Embora tenha adiado os problemas econômicos do país, como fraca infraestrutura e sistema tributário ineficiente, o governo Lula – e agora Dilma – obteve conquistas inimagináveis em termos de desigualdade, renda e emprego. Apesar de um crescimento econômico... »

Uma nova ameaça

Por em 18/02/2011
Uma nova ameaça

O Brasil, atualmente, vive em um delicado momento político econômico. Após uma perigosa disputa por cargos entre governistas, além de pressões por maiores gastos para acomodar aliados, a nova presidente Dilma Rousseff está a frente de duras previsões de muitos analistas econômicos, que afirmam nova tendência de alta na inflação, desaceleração do crescimento e... »

Busca

Colunistas