Cristovam Buarque

O concerto das monstrópoles

Por em 14/04/2014
O concerto das monstrópoles

O Brasil tem graves problemas, nenhum tão difícil de resolver quanto consertar nossas grandes cidades: insegurança, inundações, vidas perdidas na lentidão ou nos acidentes de trânsito, soterramentos, assassinatos, assaltos e sequestros, pobreza, drogas e condomínios cercados. Durante algumas décadas, por ações ou omissões, tudo foi feito para induzir uma migração rápida do campo para... »

A cor da mente que muda pela educação

Por em 16/03/2014
A cor da mente que muda pela educação

Muito provavelmente, os 13 milhões de analfabetos de hoje são descendentes dos 6,5 milhões de analfabetos que povoavam o território brasileiro em 1889. Naquele ano, a elite republicana fez uma bandeira com um lema escrito, mesmo sabendo que seus cidadãos eram incapazes de reconhecê-lo porque não sabiam ler. E 125 anos já se passaram.... »

Miscigenação social

Por em 19/02/2014
Miscigenação social

O Brasil é um relativamente bem sucedido caso de miscigenação racial e um exemplo claro de segregação social. Ao longo de toda nossa história avançamos sem nos integrar socialmente. O resultado é um país com apartheid social, a apartação, que tem características raciais como resquício da escravidão dos negros. Durante décadas, a segregação foi... »

A “cortina de ouro” que divide o Brasil

Por em 29/10/2013
A “cortina de ouro” que divide o Brasil

Somos um país dividido, com a população separada por uma Cortina de Ouro. A tarefa dos abolicionistas foi derrubar, por meio de uma lei, o muro que separa escravos negros de brancos livres. A Cortina de Ferro foi derrubada pelos martelos nas mãos dos moradores de Berlim Oriental. A derrubada da Cortina de Ouro... »

Caiu a ficha de quanto a vida está inviável

Por em 08/07/2013
Caiu a ficha de quanto a vida está inviável

As surpreendentes mobilizações dos últimos dias podem ser explicadas em dez letras: “caiu a ficha”. Não se sabe exatamente o que levou a ficha a cair neste exato momento, mas todos os ingredientes já estavam dados. A maior surpresa foi a surpresa. Caiu a ficha de que o Brasil ficou rico sem caminhar para... »

Um dos problemas do Brasil é não fazer contas

Por em 24/06/2013
Um dos problemas do Brasil é não fazer contas

Há oito anos, a população do Brasil se dedica à construção de estádios para a realização da Copa. Não se pode esperar coisa diferente em um país que já foi chamado de uma “pátria de chuteiras”. Se considerarmos o custo de todos os 12 estádios da Copa, atualmente orçados em R$ 7,2 bilhões, e... »

A inflexão histórica que o Brasil precisa fazer!

Por em 29/10/2012
A inflexão histórica que o Brasil precisa fazer!

Nos últimos 20 anos de governo social-democrata, o Brasil melhorou graças à continuidade de quatro pilares: a democracia, a responsabilidade fiscal, a generosidade das bolsas e uma política econômica de crescimento. Esses pilares estão se esgotando. A democracia se esgota porque não foi capaz de fazer a reforma política, não implantou um sistema ético... »

Voto aberto e obrigatório

Por em 12/07/2012
Voto aberto e obrigatório

O voto secreto é um manto da mentira e precisa ser abolido. Além de vergonhoso e humilhante, tem permitido a aprovação de atos e leis sem o conhecimento dos próprios parlamentares, com artigos e parágrafos contrabandeados, por distração ou omissão dos parlamentares presentes, às vezes desconhecendo a pauta da votação naquele dia. A desculpa... »

Pessoa é pessoa

Por em 28/05/2012
Pessoa é pessoa

Comece a ler o livro “Fernando Pessoa, uma quase autobiografia” pela frase: “Assim se contou, com suas próprias palavras, a vida gloriosa de meu amigo Fernando Pessoa”. Porque ela traz um resumo das características inéditas deste livro escrito por José Paulo Cavalcanti Filho, quase integralmente com as palavras do próprio biografado. E pelo fato... »

Cinismo ou ceticismo

Por em 19/11/2011
Cinismo ou ceticismo

Diversos repórteres descreveram a rebelião em Canudos. Mas foi Euclides da Cunha quem ficou na história, porque no lugar de apenas descrever as aparências entre o que parecia um Conselheiro insensato e Generais sensatos, mostrou o que havia por baixo das aparências: a disputa entre Cidade e Campo, Império e República, Moderno e Arcaico.... »

Busca

Colunistas