Principal » Artigos de Cristiano Morsolin
Cristiano Morsolin

Deputadas europeias criticam construção da hidrelétrica de Belo Monte

Os ecos da controversa construção da hidrelétrica de Belo Monte fizeram com que três deputadas do Partido Verde de países europeus viessem ao Brasil conhecer de perto a usina e trocar impressões com autoridades do Executivo, do Ministério Público Federal, do Judiciário e movimentos sociais, principalmente de Altamira, em agosto do 2013. A comitiva das deputadas da Eurocâmara, Ulrike Lunacek (austríaca), Catherine Greze e Eva Joly (francesas) têm como objetivo reunir dados e informações sobre a construção da barragem de Belo Monte e trocar opiniões com autoridades locais, comunidades que serão afetadas pela hidrelétrica e pesquisadores, para levar os resultados das discussões ao Parlamento Europeu.
Cristiano Morsolin

Brasil: especialistas alertam que urbanização exclui milhões de crianças

O processo de urbanização exclui dos serviços essenciais centenas de milhões de crianças que vivem nas cidades, alerta o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no relatório ‘Situação Mundial da Infância 2012: Crianças em um Mundo Urbano’, lançado nesta terça-feira 28 de fevereiro de 2012. Segundo o relatório, em poucos anos, a maioria das crianças crescerá em cidades e não em zonas rurais. No mundo, o crescimento de cerca de 60% da população urbana está relacionado ao nascimento de crianças em áreas urbanas.
Cristiano Morsolin

Actoria Social Juvenil avanza en Latinoamerica

La Escuela Latinoamericana para la Actoría Social Juvenil (ELASJ) surge como una iniciativa de articulación regional de distintos proyectos de formación y capacitación llevados adelante por distintas organizaciones sociales de América Latina presentes en Argentina, Bolivia, Colombia, México, Uruguay, Venezuela. Todas las organizaciones sociales participantes, a su vez, trabajan en sus países con numerosas organizaciones juveniles, de manera que el espectro de organizaciones participantes se aumenta considerablemente.
Cristiano Morsolin

Brasil: 12 de junho, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra. O PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder atender com seus projetos, cerca de 1,1 milhão de crianças e adolescentes trabalhadores, segundo acompanhamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos). Do total de crianças e adolescentes atendidos, 3,7 milhões estarão de fora.