Principal » Artigos de Cristiane Couto Tavares
Cristiane Couto Tavares

E a folia continua… na sua boca

O Carnaval terminou, mas em um local a festa continua: na sua boca. E acredite: existe vida dentro dela! E uma vida bem animada, diga-se de passagem, principalmente naquelas bocas em que a higiene não é lá essas coisas e o número de bactérias aumenta assustadoramente. Existe um ecossistema natural que em equilíbrio não lhe causa nenhuma doença. E como manter esse equilíbrio? Muito simples: uso diário de fio dental, escova de dente e limpador de língua. Eu sempre digo que o mais difícil é motivar o paciente a mudar hábitos de higiene e hábitos de alimentação. Escuto falar muito, que a motivação não dura, e não dura mesmo, por isso ela tem que ser constante.
Cristiane Couto Tavares

Você conhece alguém com mau hálito?

O mau hálito não é uma doença, mas é um sintoma de que algo está errado no organismo. Existem mais de sessenta origens para o mau hálito, porém, mais de 90% das causas tem sua origem na boca. Normalmente, quem tem mau hálito não percebe que tem o problema, pois as células olfativas rapidamente se adaptam aos odores repetidos. Então como falar para uma pessoa que ela tem o problema, sem criar um enorme constrangimento? Quase todo mundo tem um amigo, colega de trabalho ou um vizinho que tem mau hálito. Quem tem mau hálito nem sempre se dá conta do cheiro ruim, e costuma sofrer toda sorte de embaraços, da discriminação no trabalho, à problemas sérios nas relações afetivas e sociais, afetando sua segurança e auto-estima.
Cristiane Couto Tavares

O que saúde bucal tem a ver com qualidade de vida?

Antes de falarmos sobre as doenças da boca e sua prevenção é importante termos em mente que a cavidade bucal está intimamente ligada com todo o corpo e é um órgão tão importante como os pulmões, os rins, etc. Através da boca, nos alimentamos e recebemos todos os nutrientes necessários para termos uma boa saúde. A função primordial dos dentes é cortar e triturar os alimentos. A saliva contém enzimas digestivas que ajudam na formação do bolo alimentar. A primeira fase da digestão ocorre na boca.