Cláudio Mendonça

O concurso público e a eficiência da máquina

Por em 26/05/2012
O concurso público e a eficiência da máquina

O tema é absolutamente importante em si, uma vez que em nosso país, o serviço público é exercido majoritariamente por profissionais concursados. O cidadão-contribuinte-usuário tem, por conta disso, total dependência da formação, engajamento e competência do funcionário público no que se refere a ter serviços essenciais adequadamente prestados. O objetivo deste texto é chamar... »

O “Sentido do Tempo” em Gilles Deleuze

Por em 03/11/2011
O “Sentido do Tempo” em Gilles Deleuze

Deleuze busca, em oposição à Kant, eliminar o sistema de julgamento desenvolvido por este ao longo de sua obra. A tradição filosófica vale-se do conhecimento para julgar o valor das coisas à luz de suas essências. Além da concepção de simulacro acima exposta, há em Deleuze a possibilidade de ver a expressão como devir,... »

Arte e a lógica da sensação

Por em 14/04/2011
Arte e a lógica da sensação

Immanuel Kant em Crítica da Faculdade do Juízo elabora, organiza, estabelece categorias, correlaciona faculdades, enfim traça em seu inconfundível estilo a gramática da estética fundada som o prisma do fruidor, a ótica do respeitável público. O alemão discorre sobre o juízo de gosto que provoca a complacência com a representação que fazemos do objeto.... »

Arte e Verdade

Por em 22/03/2011
Arte e Verdade

Nietzsche em "O nascimento da tragédia" elabora a subversão de todo o pensamento que condenou a tragédia nessa verdadeira ode à razão e aos valores apolíneos proclamados por Platão e seus seguidores. Como ele mesmo diz, e compondo seu método de filosofar com o martelo, demoli pedra após pedra o artístico edifício da cultura... »

Verdade

Por em 16/03/2011
Verdade

Na Grécia dos primórdios, era o aedo, o profeta-poeta, que descortinava a verdade através das palavras que possuíam um status de signo sagrado, promovendo a clareia e ocultação dos fatos e saberes na medida em que eram proclamadas. A alétheia naqueles tempos diferia-se do conceito Platônico e tinha o caráter de desvelamento, como afirma... »

Arte e Pensamento

Por em 03/03/2011
Arte e Pensamento

O Stanford Encyclopedia Of Philosophy (2007) possui dois verbetes que poderiam nos ajudar a inaugurar este trabalho a partir das definições de arte e de arte conceitual. Ambos advertem o leitor da dificuldade em enfrentar o tema e os incontáveis pontos de vista e aspectos que reclamam inserção. Inclusive a hipótese da absoluta inutilidade... »

A alteridade louca

Por em 24/11/2010
A alteridade louca

O arqueólogo do pensamento, Michel Foucault discorre em a História da Loucura sobre as diferentes maneiras com as quais a humanidade classificou e agiu diante do louco. A desrazão teve pouco espaço na tradição filosófica, René Descartes ao elaborar seu cogito ergo sun diferente de vaticinar que existia porque pensava, estabeleceu que se ele... »

A amplificação do pensamento fundador

Por em 30/10/2010
A amplificação do pensamento fundador

Jacques Derrida é o pensador da hipérbole, da ressignificação, do fazer pensar o novo a partir do que esta posto. Amigo de Lévinas e autor de um dos textos mais bonitos da filosofia contemporânea, quando no momento de despedida de ambos, o Filósofo nascido na Argélia em 1930, sofreu diversas perseguições desde a expulsão... »

Uma breve reflexão intrigante

Por em 23/10/2010
Uma breve reflexão intrigante

Inevitável refletir sobre o epicentro do pensamento Levinasiano e a questão da Burca uma vez que ela, ao ocultar o rosto, pode inibir a decorrente possibilidade de expressão, comunhão, encontro e imersão no outro. Ainda que o rosto não tenha de ser necessariamente visível em sua plenitude, completo em sua forma, ou mesmo da... »

A inter-relação universal e a ética do outro homem

Por em 12/10/2010
A inter-relação universal e a ética do outro homem

As teses fundadas no politicamente correto, em direitos universais, na desindividualização e nas prescrições dos tais bons costumes são tudo o que a ética Levinasiana se propõem a romper com. No mesmo sentido é Derrida. A ruptura com o pensamento humanista se assevera em face da impossibilidade de se apontar com segurança nosso lugar... »

Busca

Colunistas