Claudio Elias da Silva

Utilização da Olimpíada Brasileira de Física como introdução à Física Moderna no Ensino Médio

Utilização da Olimpíada Brasileira de Física como introdução à Física Moderna no Ensino Médio

É possível utilizar um projeto ou atividade extracurricular como a Olimpíada Brasileira de Astronomia & Astronáutica, conhecida por OBA, para introduzir a Física Moderna no Ensino Médio? Esta é a proposta deste trabalho a partir da experiência em um grande Colégio do Rio de Janeiro, capital, ocorrida desde o primeiro semestre de 2004. A... »

“O Sr. Pitágoras e as bolas de gude”: Teorema de Pitágoras no ensino de Física!

“O Sr. Pitágoras e as bolas de gude”: Teorema de Pitágoras no ensino de Física!

O título sugere um conto de Monteiro Lobato. Assim, este artigo visa demonstrar experimentalmente o famoso teorema de Pitágoras, tão “badalado” nas escolas, mostrando-o de forma bastante sugestiva a professores que lidam com a interdisciplinaridade entre a Física e a Matemática, em especial a Geometria. É um aplicação especialmente para as Ciências e suas... »

Ciências e Interdisciplinaridade na Educação: uma questão sócio-política

Ciências e Interdisciplinaridade na Educação: uma questão sócio-política

É possível realizar algumas mudanças em nosso sistema de ensino que sejam capazes de contribuir efetivamente com a melhoria do desempenho de nossos alunos, principalmente nas disciplinas de ciências, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio? »

Busca

Colunistas