Principal » Artigos de Claudio Elias da Silva
Adílio Jorge Marques, Claudio Elias da Silva

Utilização da Olimpíada Brasileira de Física como introdução à Física Moderna no Ensino Médio

É possível utilizar um projeto ou atividade extracurricular como a Olimpíada Brasileira de Astronomia & Astronáutica, conhecida por OBA, para introduzir a Física Moderna no Ensino Médio? Esta é a proposta deste trabalho a partir da experiência em um grande Colégio do Rio de Janeiro, capital, ocorrida desde o primeiro semestre de 2004. A OBA atinge desde o Ensino Fundamental até alunos do 3° ano do Ensino Médio. Com tal faixa de atuação, durante os meses de março e abril até a prova da Olimpíada, em maio, foram realizadas aulas expositivas aos participantes sobre aspectos da astronomia.
Adílio Jorge Marques, Claudio Elias da Silva

“O Sr. Pitágoras e as bolas de gude”: Teorema de Pitágoras no ensino de Física!

O título sugere um conto de Monteiro Lobato. Assim, este artigo visa demonstrar experimentalmente o famoso teorema de Pitágoras, tão “badalado” nas escolas, mostrando-o de forma bastante sugestiva a professores que lidam com a interdisciplinaridade entre a Física e a Matemática, em especial a Geometria. É um aplicação especialmente para as Ciências e suas habilidades.
Adílio Jorge Marques, Claudio Elias da Silva