Principal » Artigos de Cezar Santos
Cezar Santos

Economia melhora, e Lava Jato continua assombrando

Geração de empregos depois de quase dois anos em queda e sucesso em leilão de aeroportos mostram recuperação da credibilidade do governo. Essa normalidade na economia, que pressupõe um mínimo de racionalidade no comando político, o que deixou de existir com a Dilma, está voltando após seis meses que Michel Temer assumiu definitivamente o posto mais alto da República
Cezar Santos
Cezar Santos

A Delúbio o que é de Delúbio: mais cinco anos de cadeia!

Delúbio foi denunciado por lavagem de dinheiro porque teria participado da operação de transferência do dinheiro. Sergio Moro escreveu na sentença que Delúbio tem maus antecedentes e lembrou sua condenação por corrupção ativa no mensalão.
Cezar Santos

Lançamento de candidatura de Lula é esperteza petista

Seguidores do ex-presidente, que é alvo de cinco ações penais, temem condenação dele em segunda instância e preparam narrativa de “perseguição política”. Os artistas e intelectuais que querem a volta de Lula não estão nem aí se o PT espoliou o Brasil e fez a gestão mais corrupta da história da República brasileira.
Cezar Santos

Drama de Temer é melar a Lava Jato sem dar chance a impeachment

Nesta altura não há dúvida de que o presidente quer amaciar o curso das investigações. Mas como fazê-lo sem correr risco? O grande risco para Michel Temer é que ele perca a capacidade de governar. E isso inevitavelmente poderá ocorrer se ele der um golpe contra a Lava Jato. Ou se Henrique Meirelles abandonar o Ministério da Fazenda.
Cezar Santos

Uma luzinha no fim do túnel

Juros menores significam mais compras por parte da população, indústrias voltando a recuperar produção, comércio se reativando, enfim, mais movimentação na economia como um todo. É o que bastou para animar os investidores.
Cezar Santos

Michel Temer: cuidado, frágil!

A paciência do mercado com o governo Michel Temer está se esgotando. Na quinta-feira, 15, ele anunciou medidas econômicas para combater recessão. Trata-se de um pacote microeconômico que visa estimular o crescimento da economia. A avaliação, no entanto, é de que o pacote terá pouca eficácia. Temer sente que não só a economia, mas também as citações de auxiliares e dele próprio nas delações premiadas complicam sua situação. A prova é que sua popularidade tem despencado nas últimas semanas.
Cezar Santos

STF errou, mas fez o certo!

Quem começou a pantomima foi o ministro Marco Aurélio Mello, que numa decisão monocrática, decidiu afastar Renan, o que não cabia naquela circunstância. A decisão liminar de Marco Aurélio foi uma interferência do Poder Judiciário no Poder Legislativo. Com isso, a decisão coube ao colegiado. Que acabou fazendo a coisa certa, mas…
Cezar Santos

Episódio Geddel escancara fragilidade política de Temer

Temer deveria ter demitido Geddel assim que o escândalo veio à tona. Mas preferiu apostar na força de sua base aliada, esperando que o episódio esfriasse. O presidente não quis contrariar seu PMDB regido por meia dúzia de caciques como o próprio Geddel, Re­nan Calheiros, Sarney, Romero Jucá, Eduardo Cunha
Cezar Santos

Garotinho e Cabral são provas de que o sistema faliu

Os fatos mais importantes da política na se­ma­na que passou fo­ram as prisões dos ex-go­vernadores do Rio de Janeiro An­thony Garotinho e Sérgio Ca­bral. As imagens geradas pelos fatos são por demais representativas da falência moral em que foi mergulhada a política brasileira nos últimos anos. Prisão de ex-governadores do Rio de Janeiro atesta descambada moral e ética da política brasileira, em que o roubo ao erário e a pilantragem são a tônica.
Cezar Santos

Eleitor pediu socorro ao PSDB para consertar estragos do PT

A rejeição do eleitor ao petismo foi por demais evidenciada no segundo turno, mas já tinha sido escancarada no primeiro. O PT sofreu a pior derrota entre todas as legendas sob qualquer aspecto. A perda de prefeituras a partir de primeiro de janeiro de 2017 fará o partido voltar praticamente doze anos no tempo.
Cezar Santos

Herança de Dilma: 1,5 milhão de empregos perdidos em 2015

Mesmo os petistas mais empedernidos não têm mais dúvidas de que o governo da petista Dilma Rousseff foi um desastre absoluto. As políticas equivocadas que ela adotou combaliram a economia, gerando fechamento de empresas e retração na atividade econômica, fatores que causam diretamente destruição de empregos. O desastre foi confirmado mais uma vez.
Cezar Santos

Dilma pode renunciar sim!

O fato é que o impeachment de Dilma Rousseff é um imperativo para que o Brasil vote a trilhar o caminho da normalidade institucional, tanto na política quanto na economia. Enquanto ela não se torna ex em definitivo, de fato e de direito, o País continua inerte. O Congresso não vota o que precisa votar. Os agentes econômicos continuam em compasso de espera. Está nas mãos dos senadores resolver a questão. Ou da própria presidente, com a renúncia.
Cezar Santos

Auditoria pedida por Dilma reforça o impeachment

Com sua usual falta de alinhamento com a realidade, presidente afastada não vê o que já ficou muito claro: ela cometeu as pedaladas. A realidade é sempre mais dura para quem não quer enxergá-la. A auditoria, feita a pedido da defesa de Dilma, fez foi reafirmar que crimes houve. Portanto, o impeachment está, mais uma vez, justificado.
Cezar Santos

Há razão para ter esperança na economia

O crescimento se dá quando se coloca uma realidade fiscal no país e não se ameaça o emprego das pessoas. E, de fato, os brasileiros estão com medo do desemprego, que já atinge cerca de 12 milhões de pessoas. Lozardo não mostra um otimismo ufanista, admitindo que será difícil reconstruir o que Dilma e seus pelintras desmancharam.
Cezar Santos

Economia foi melhor com FHC do que com Lula e Dilma

Quando a pessoa deixa de pagar contas de água e de energia é sinal de que suas finanças estão em pane. Água e luz são serviços dos quais não se pode abrir mão. Mais do que conforto, são itens que impactam diretamente o ânimo moral da família. Pois eis que o desastre econômico imposto por Dilma Rousseff ao país chega aos lares brasileiros, principalmente das famílias mais pobres.
Cezar Santos

Lava Jato passa a limpo o Brasil

Na quinta-feira, 17, a operação Lava Jato fez aniversário de dois anos. Não é unanimidade, claro. Não gostam dela os que estão sob investigação, correndo o risco de serem condenados, e mais um monte de gente que já foi condenada.
Cezar Santos

A voz rouca das ruas mete medo

A pressão do povo nas ruas é legítima, muito embora os petistas digam que é apenas um movimento de “coxinhas” tucanos. Os petistas sabem que não é assim. Por isso eles têm medo. Por isso, tentaram num primeiro momento assustar os brasileiros pacíficos que se dispõem a ir para as ruas, ameaçando colocar sua milícia para o confronto, a título de manifestação a favor do governo e de Lula.
Cezar Santos

O governo erra cada vez mais

O governo federal entrou no olho do imenso redemoinho de erros que vem cometendo desde o primeiro momento. Fazer uma nomeação que suscita dúvida de inconstitucionalidade, mostra mais que falta de coordenação, mostra desespero. A presidente foi levada a nomear Wellington César pela tremenda pressão a que sofrendo de Lula da Silva e do PT, que a acusam de fazer corpo mole em relação às investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal sobre a corrupção deslavada que se cometeu na Petrobrás.
Cezar Santos

João Santana, o grande marqueteiro da corrupção

João Santana, especialista em embrulhar produto ruim em belas embalagens, é acusado de receber ao menos US$ 7,5 milhões ilícitos, depositados pela empreiteira Odebrecht e pelo operador Zwi Skornicki, ligado ao pagamento de propina proveniente de recursos desviados da Petrobrás, no esquema de assalto aos cofres da petroleira que PT, PMDB e PP montaram no chamado petrolão
Cezar Santos

Lula não depõe porque não dá conta de se defender

Manobra para não ter de prestar depoimento a promotor indica que o ex-presidente não tem respostas para as perguntas que lhe serão feitas. Na verdade, ele apenas adiou o que fatalmente vai acontecer. Logo ou um pouco mais adiante, Lula e sua mulher terão de responder às perguntas que lhes forem feitas.
Cezar Santos

Se Lula for preso, como seria sua candidatura em 2018?

Enrolado em casos de corrupção, a possibilidade de o ex-presidente ir para a cadeia aumenta a cada dia. E aí se pode fazer especulação sobre a volta de Lula como candidato em 2018, como alguns petistas ameaçam. Será possível que um personagem envolvido em tantas histórias para as quais não consegue dar explicação plausível consiga votos suficientes para voltar a ser presidente do país?
Cezar Santos

Dilma foge da realidade mais uma vez

Ao se dizer “estarrecida” com relatório do FMI sobre o Brasil, presidente finge não saber que o governo dela é que empurra a economia para o abismo. A petista novamente atacou os que querem seu impeachment, criticando o processo instalado contra ela no Congresso Nacional. Dilma lembrou as tentativas de destituição de Getúlio Vargas do cargo, comparando as duas situações.
Cezar Santos

PT critica a política da crise, sem admitir que é o autor dela

Partido condena altas de juros e cortes de investimentos, mas não reconhece que é o culpado. Infelizmente, para além de preferências partidárias, o drama brasileiro é que a permanência da petista Dilma Rousseff no Palácio do Planalto aprofunda a crise econômica por que passa o país. Mesmo que alguns partidários insistam que não há crise.
Cezar Santos

Antes de sair, Levy diagnosticou: o governo tem medo do ajuste

A gota d’água para Levy foi a alteração na proposta do Orçamento de 2016, em que ele se viu fragorosamente derrotado. Na terça-feira, o governo enviou ao Congresso Nacional um pedido de alteração na proposta do Orçamento de 2016 para que a meta fiscal seja reduzida de 0,7% para 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
Cezar Santos

Se Cerveró saísse da prisão seria morto na Espanha

Na Europa, o ex-diretor da Petrobrás se tornaria alvo muito mais fácil do que foi o então prefeito de Santo André, o petista Celso Daniel, assassinado para não denunciar o esquema de caixa 2 para seu partido.
Cezar Santos

Triste do país que precisa de heróis. O Brasil precisa!

Em democracias falhas como a brasileira os conceitos de ética e de espírito público no exercício do trabalho resultam como exceção, quando deveriam ser a praxe! Joaquim Barbosa e Sérgio Moro não trabalharam sozinhos. Mas eles personificam um trabalho que dá esperança de que o Brasil um dia seja um país melhor. Eles personificam os heróis de que o Brasil ainda carece.
Cezar Santos

O mundo está perplexo com o Brasil

Ninguém em sã consciência tem dúvida de que a economia brasileira está caminhando a passos acelerados rumo à bancarrota, resultado de erros continuados dos governos petistas, notadamente na segunda gestão de Lula da Silva e na da presidente Dilma Rousseff, capitaneada pelo economista Guido Mantega. Agora, o novo comandante do Ministério da Fazenda, Joaquim Levy, tenta corrigir o rumo, com o propalado ajuste fiscal, que tem de ser votado no Congresso, mas é torpedeado sistematicamente pelo próprio PT, teoricamente o partido de Dilma.