César Maia

Redes sociais, o equívoco dos que se imaginam líderes!

Por em 24/04/2015
Redes sociais, o equívoco dos que se imaginam líderes!

Hoje há institutos e empresas especializadas em identificar a temperatura das redes sociais. Na semana anterior à última manifestação de 12/04, estas afirmaram que a temperatura das redes virtuais estava bem menos aquecida e que provavelmente as ruas virtuais iriam para as ruas reais, em menor proporção, como, aliás, ocorreu. Em 2013 as siglas... »

A crise é grave, muito grave!

Por em 22/04/2015
A crise é grave, muito grave!

O ajuste fiscal que estava caminhando para um acordo entre o ministro Levy e os blocos de Eduardo Cunha e Renan voltou a estaca zero. Com um feriadão pela frente, vai entrar em maio sem solução. E Eduardo Cunha –defensor da lei das terceirizações- saberá jogar com isso. As manifestações de ruas –15/03 e... »

Derivativos da política e a crise!

Por em 14/04/2015
Derivativos da política e a crise!

Após a debacle financeira de 2008, o foco dos discursos no Congresso do PPE (partidos de centro/centro-direita), bloco majoritário no Parlamento Europeu, que conta com vários primeiros-ministros, foi a crise e suas causas. Na época, os mais importantes líderes europeus repetiram a mesma tese: a crise econômica tem como preliminar uma crise de valores.... »

Ratos na CPI, a quem interessa?

Por em 11/04/2015
Ratos na CPI, a quem interessa?

A clássica pergunta feita pelos grandes detetives de livros e novelas deve-se aplicar ao caso dos ratos soltos na sala da CPI: A quem interessa? A quem interessava que as imagens do depoimento do tesoureiro do PT na CPI do Petrolão fossem desviadas para os ratinhos circulando? A quem interessava que a imagem dos... »

Desgaste de Dilma chegou a Lula

Por em 07/04/2015
Desgaste de Dilma chegou a Lula

Como era de se esperar, o desgaste de Dilma teria que chegar e chegou a Lula, seu criador. Agora, criatura e criador fazem parte do mesmo inferno astral. Lula se movimenta recebendo políticos, realizando reuniões políticas como a recente no Rio com PMDB, e vaza informações das reuniões para colunistas e matérias nos jornais... »

O que se previa aconteceu!

Por em 07/03/2015
O que se previa aconteceu!

Na campanha de 2002, analistas nacionais e de outros países projetavam um quadro sombrio com a vitória de Lula. Três conclusões eram consensuais: a inevitável irresponsabilidade fiscal; o afrouxamento inflacionário; e a ocupação da máquina do Estado pela máquina do PT. Em função disso, Duda Mendonça redigiu e Lula assinou e divulgou a Carta... »

O Rio não nasceu na região portuária!

Por em 02/03/2015
O Rio não nasceu na região portuária!

O porto, até o século XIX, era frontal à Praça XV. O aterro viabilizou a transferência do porto para a atual área portuária. obra que só amadureceu após 1910. A Avenida Rio Branco nasceu como Central, ligando o novo porto ao centro e aos caminhos que se abriam em direção à Zona Sul através... »

A intenção era outra!

Por em 27/02/2015
A intenção era outra!

Parlamentares proporão à Comissão de Reforma Política o término da reeleição, agregando novos argumentos. Não se trata de simplesmente repetir a questão já destacada, do uso da máquina pelo presidente/governador/prefeito candidato à reeleição. Essa era uma questão conhecida e levantada quando a Constituinte debateu e decidiu a reeleição. Outro ponto levantado à época era... »

O fim do Ministério das Relações Exteriores!

Por em 23/02/2015
O fim do Ministério das Relações Exteriores!

Não há registro na história diplomática de desfeita política entre países tão grave quanto o gesto de não receber as credenciais de um Embaixador estrangeiro que já se encontrava em palácio para isso. Esse gesto tenderá a apressar o fuzilamento do brasileiro preso e afetar gravemente o relacionamento entre a Indonésia e o Brasil... »

‘Impeachment now’! Um equívoco grave da oposição!

Por em 13/02/2015
‘Impeachment now’! Um equívoco grave da oposição!

Políticos e analistas, após a divulgação da pesquisa do Datafolha relativa à primeira semana de fevereiro de 2015, vêm lendo errada e parcialmente os dados divulgados. Talvez tenham lido apenas o que a imprensa divulga, pois esta não pode detalhar dados que estão compreendidos em 243 páginas multiplicadas pelos cruzamentos. Alguns dizem que processos... »

Busca

Colunistas