Início » Archive by category "Carla Pereira"
Carla Pereira

Minha participação no BRICS

A convite do governo chinês, fui recentemente escolhida para ser uma das cinco delegadas do Brasil no Fórum dos BRICS, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento aconteceu em junho e eu representei organizações sociais que atuam em nosso país
Carla Pereira

Por detrás dos muros do DEGASE

Todos os cidadãos devem se manter de olhos abertos para os projetos de ressocialização, pois, nele está uma das soluções para a segurança pública da nossa cidade. Não seja só um crítico, seja um parceiro do DEGASE.
Carla Pereira

Jogos de futebol de grandes times em áreas residenciais

Muito falamos na sociedade que muitas intervenções são realizadas sem o devido envolvimento da sociedade. Normalmente uma operação rotineira como essa que envolve um grande fluxo de pessoas para um bairro residencial e deveria ser precedida de uma audiência pública ouvindo sugestões de moradores para redução dos impactos no bairro e também incorporando contribuições que pudessem potencializar ganhos no comércio local e, consequentemente, ganhos sociais com o envolvimento de comunidades carentes do bairro.
Carla Pereira

As rodinhas dominaram o país da bola

O país é o segundo maior mercado de skate do mundo. A indústria desse esporte movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano e já são mais de cinco milhões de skatistas espalhados Brasil. Esses números estão crescendo e apontando que as rodinhas estão dominando com força o país da bola!
Carla Pereira

Manifesto contra os alienados virtuais

Não importa a opinião, o lado político, o lado social, jurídico ou religioso. Só não podemos permitir que sejamos palhaços virtuais. Não vamos confundir a liberdade de expressão com falta de bom senso, não podemos colaborar com a viralização da informação inverídica e ajudar no crescimento da alienação da nossa nação.
Carla Pereira

O dia internacional da mulher

Negras, brancas ou amarelas. Católicas, evangélicas, espíritas, judias ou muçulmanas. Jovens ou idosas. Não importa, as mulheres merecem mesmo uma data para serem homenageadas. Uma data que marcasse todas as nossas lutas, sofrimentos e conquistas que ocorreram durante séculos.
Carla Pereira

Jovens na política

Não é preciso se associar a partido político, apesar de muitas vezes ser um bom caminho, para exercer a cidadania e participar na política, mas é fundamental participar das discussões e audiências públicas de melhorias para sua comunidade, bairro e até participar de programas de voluntariado é um excelente caminho para mudar a nossa sociedade e sair do “mememe!”
Carla Pereira

Repúdio à intolerância religiosa

Como todos sabemos, o Brasil é oficialmente um estado laico, pois a Constituição Brasileira e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às diversas manifestações religiosas. Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. Também conhecido como "estado secular", o estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião. Um estado laico defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos e não permite a interferência de correntes religiosas em matérias sociopolíticas e culturais.
Carla Pereira

O vírus da Dengue!

A dengue é uma “doença democrática” e é dever de todos nós combatermos esse vírus através do seu vetor que é o mosquito Aedes Aegypti já que a doença está se tornando cada vez mais letal, tendo em vista que é esperada a chegada da vacina no mercado, que está em fase final de desenvolvimento, para somente daqui a no mínimo dois anos, como prevê o conceituado médico infectologista Edmilson Migowski!
Carla Pereira

A importância de ser voluntário

Os programas de voluntariado existem há muito tempo não só no Brasil como no mundo. Todos devem se lembrar de Betinho mobilizando milhares de pessoas no combate à fome ou o próprio programa médico sem fronteiras onde médicos que não são acomodados viajam ao longo do mundo, especialmente na África, combatendo doenças em especial da pobreza.
Carla Pereira

Conheça mais sobre o treinamento funcional!

Quem nunca avistou pessoas correndo, pulando, trabalhando as musculaturas utilizando acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes? Principalmente no Rio de Janeiro vem crescendo as “Academias de Treinamentos Funcionais”. A maioria das vezes esse tipo de treinamento é praticado ao ar livre e já dominou praticamente todas as praias do Rio. Desde o último verão virou febre nas areias cariocas. O projeto possui exercícios funcionais, grupos de corrida, caminhadas e orientações esportivas em geral. Em parceria com o Governo do Estado através da NOVA CEDAE e da Secretaria Estadual de Esporte e Juventude serão atendidas centenas de pessoas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Os profissionais são totalmente qualificados e o projeto oferece toda a estrutura para os alunos.
Carla Pereira

Conheça um pouco mais sobre o Autismo!

Nesse mês foi celebrado o Dia Internacional do Autismo. Essa data é comemorada anualmente em 02 de abril e foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de Dezembro de 2007 para a conscientização e ações voltadas para este tema até então pouco conhecido. No mundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que existam setenta milhões de pessoas com Autismo. No Estados Unidos o governo estima que há um Autista para cada cinquenta crianças. Aqui no Brasil, a estimativa é de dois milhões de Autistas, cerca de 01 % da população brasileira.
Carla Pereira

Cuidado, você pode ter nomofobia!

Se você não desgruda do celular nem para ir ao banheiro, à academia, à aula ou até na hora do sexo e muitas vezes prefere deixar de sair para se comunicar com amigos através do computador, pode estar sofrendo de um transtorno conhecido como “nomofobia”!!! Com a explosão dos smartphones, cerca de 10% dos brasileiros já são viciados digitais! O Brasil registrou o número recorde de 105 milhões de pessoas conectadas no primeiro trimestre deste ano. No nosso país o mercado de smartphones bate recordes de vendas e cresce cada vez mais nas diversas camadas sociais. É quase impossível conhecermos alguém hoje em dia que não tenha um aparelho com acesso a internet.
Carla Pereira

Eu acredito no Brasil!

Quero deixar bem claro que não estou defendendo ninguém, só sou a favor da DEMOCRACIA e da legitimidade de um processo eleitoral. Sou totalmente contra o golpe político, contra a imprensa maldosa e contra o retorno ao Governo Militar, antes que existam conclusões precipitadas quanto ao artigo. Sou uma cidadã que não me contento em saber só sobre o presente! Todo mal que acontece hoje teve início em algum passado e por alguns outros culpados. Sei que a maioria dos veículos de imprensa só publica aquilo que vende e as vezes deixam de vender a verdade para vender personagens.
Carla Pereira

Parque Nacional da Tijuca

O Rio de Janeiro possui a maior floresta urbana e heterogênea do mundo plantada pela mão do homem. O Parque Nacional da Tijuca, que possui 3.972 hectares, é a quarta maior área verde urbana do país. O Parque é uma unidade de conservação federal localizada aqui bem pertinho de nós e vale a pena ser visitado. Há 150 anos, o Brasil Império iniciava uma ação pioneira de reflorestamento diversificado. Na época o Rio de Janeiro era a capital do Brasil. No início daquele século XIX, após longo período de devastação para uso da madeira e lavouras de cana-de-açúcar e café, a cidade começou a sofrer com a falta de água potável, pois, sem a proteção da vegetação, os mananciais começaram a secar.
Carla Pereira

A passarela mais famosa do mundo!

Muitos foram contra quando o Governador Leonel Brizola disse que iria construir no centro da cidade, cortando a Avenida Marquês de Sapucaí um equipamento urbano permanente para a exibição do desfile das agremiações do Rio. Mas, Brizola foi firme e no ano de 1983 logo em seu primeiro mandato iniciou a construção da "Avenida dos Desfiles", nome oficial dado na época e marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites, ao invés de em apenas uma noite, como era costume até então. Em seguida, a avenida dos desfiles se tornou a "Passarela do Samba" e, finalmente, a partir de 18 de fevereiro de 1987, seu nome oficial passou a ser "Passarela Professor Darcy Ribeiro". Numa homenagem ao principal mentor da obra, o antropólogo e braço direito de Brizola Darcy Ribeiro.
Carla Pereira

Água, um bem finito!

O Rio de Janeiro, como já dito, é entre eles o Estado que ainda possui maior capacidade para enfrentar esse problema, pois mesmo operando no volume morto do reservatório de Paraibuna, que fica em São Paulo, tem reservação para cerca de mais de um ano. Em um passado próximo a Companhia de Água do Estado do Rio se preveniu e investiu na mudança da captação do Guandu, em redução de perdas e reservação e por isso ainda não tivemos aqui no Estado racionamento.
Carla Pereira

A nação dos raios

Esse fenômeno natural que teve um papel fundamental no surgimento da vida humana, curiosamente deu ao Brasil o titulo de campeão no ranking dos relâmpagos. Dos 3,15 bilhões de raios que golpeiam a Terra e seus habitantes durante um ano, cerca de 100 milhões deles vêm desabar em terras brasileiras. Estima-se que só no ano passado, 99 pessoas morreram vítimas de raio só no Brasil!!
Carla Pereira

As férias da minha vida!

Desde 1963 os Bombeiros invadem as praias do Rio de Janeiro no verão com milhares de Golfinhos, Mobdicks e Tubarões. São eles os “Botinhos”, participantes da Colônia de Férias do Corpo de Bombeiros que conta com o total apoio da CEDAE. Na Ilha do Governador o projeto está acontecendo pelo terceiro ano consecutivo e em maioria participam deste projeto crianças de comunidades carentes da Ilha. Para acontecer, o projeto conta com a ajuda de voluntárias e parceiros e levamos diariamente cerca de 300 crianças e adolescentes para participarem dessa maravilhosa Colônia de Férias.
Carla Pereira

A vez da Região Metropolitana!

O Governador Pezão dias após ser eleito reafirmou sua vontade de criar um Órgão para dar agilidade na implementação de Políticas Públicas para a Região Metropolitana. Poucos conhecem a importância da Região Metropolitana para o nosso estado, que é composta por 17 municípios: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Japeri, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti, Seropédica, Mesquita, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá.
Carla Pereira

O ambientalista voluntário e extraordinário!

A história do José Luiz de Castro Ferreira, conhecido como Zé Luiz, começou em 1974 quando fundou a Associação de Amigos do Manguezal do Jequiá, e já iniciou o processo de replantio e cultivo de mudas do mangue , Vale ressaltar que nesta época não se ouvia falar em ações ambientais em nosso país. Ao longo das últimas décadas Zé Luiz produziu diversos trabalhos sobre a preservação dos manguezais da Ilha do Governador e diversas publicações e tem proferido palestras para jovens e adultos e é um organizador de visitas ao manguezal e ações de voluntariados voltadas para preservação e limpeza dos manguezais da Ilha do Governador...
Carla Pereira

De Piraí para o Palácio Guanabara!

Com a implantação do Piraí Digital, Pezão transformou a vida na cidade. O Piraí Digital recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Pezão teve como meta a criação a criação de postos de trabalho, que era a principal carência da população de Piraí. O então prefeito trabalhou na criação de incentivos para a atração de empresas e, por este trabalho, recebeu o Prêmio Mário Covas concedido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aos prefeitos que se destacaram como empreendedores em seus municípios.
Carla Pereira

As favelas cariocas!

As favelas dos cariocas formam uma população maior do que capitais como Manaus, Recife, Curitiba e Porto Alegre. Juntos, os moradores das comunidades cariocas têm renda anual de R$ 12,3 bilhões e são responsáveis por 19% do total da renda dos brasileiros que moram em favelas. Vale destacar que 42% dos lares das favelas são chefiados por mulheres e desse total 24% são de mães solteiras.
Carla Pereira

De Wanda a Dilma Rousseff!

Conheçam um pouco da trajetória da primeira mulher Presidente do Brasil. Dilma deve ser motivo de orgulho para nós mulheres Brasileiras, acima da mulher política, Dilma foi uma mulher como poucas e coragem deveria ser seu sobrenome! Foi presa em 1970 e por quase três anos foi submetida à tortura. A jovem militante Dilma, foi torturada nos porões da ditadura e foi colocada no pau de arara, apanhou de palmatória, levou choques e socos que causaram problemas graves na sua arcada dentária.
Carla Pereira

A prática do frescobol

Uma das características do Rio de Janeiro é ver as pessoas jogando frescobol nas areias das praias. Esse legítimo esporte carioca nasceu na praia de Copacabana em 1946. O nome frescobol foi criado, pois o termo “frescor no final da tarde“ era muito utilizado pelas pessoas que curtiam a praia no fim da tarde. A grande curiosidade desse esporte é que ele pode ter nascido em Copacabana, mas ganhou “fama” nas praias da Ilha do Governador. A primeira competição de frescobol registrada no Brasil aconteceu, em 1985, na Praia do Bananal, que se tornou o ponto de encontro dos amantes do frescobol da época.
Carla Pereira

A importância do transporte aquaviário

No Rio de Janeiro, por ser um estado de litoral com diversas baías naturais como a da Guanabara e a de Sepetiba, podemos explorar muito mais o transporte aquaviário. Além de ser um transporte massa, menos poluente e barato as barcas, catamarãs auxiliam e muito na qualidade de vida dos trabalhadores cariocas. A população carioca perde muito tempo no trânsito e com todas as obras que estão acontecendo na nossa cidade, o transporte aquaviário é uma ótima opção para diminuir o tempo que perdemos parados nesses grandes engarrafamentos. Em Niterói esse sistema de transporte é muito utilizado e é o principal meio de transporte para os niteroienses que desejam chegar ao centro do Rio.
Carla Pereira

A importância de ser um militante político

Outro dia em uma roda de amigos me perguntaram a razão de eu gostar de política desde criança quando essa área passa por um momento de pouca credibilidade pela opinião pública. A primeira resposta óbvia que me veio a cabeça foi eu ter crescido e acompanhado a trajetória de minha mãe, Rosilda Pereira, em suas lutas comunitárias que levaram a fazer a comunidade em que moro que no passado tinha grande parte de suas casas em palafita, ter se tornado, após grande mobilização por parte dela, a primeira unidade do programa Favela Bairro.
Carla Pereira

A exclusão dos Correios

Quem mora em comunidades sabe a dificuldade que temos em receber as nossas tão famosas cartas. Tenho acompanhando o esforço do governo para acabar com os diversos tipos de exclusões que sempre existiram nas comunidades cariocas. Mas, em algumas áreas, esse sentimento ainda persiste; uma delas é o recebimento regular de correspondências. Tal fato não é conhecido por parte da população, mas quem mora em comunidades sabe a dificuldade que temos em receber as nossas tão famosas cartas — em especial, os idosos, que não possuem outras formas modernas de se comunicar, como Instagram, WhatsApp e mesmo e-mails.
Carla Pereira

Regularização fundiária: um tema importantíssimo

A legislação brasileira garante às famílias de baixa renda, o direito de ter essa moradia legalizada. O Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social assegura o direito constitucional à moradia social individual ou coletiva, e o bem-estar de populações socialmente vulneráveis. A regularização fundiária é uma importante vitória para nós moradores de comunidades. O título de posse dos imóveis permite ainda termos um endereço reconhecido pela Justiça e obter crédito na Caixa Econômica Federal e em outros bancos. O morador poderá comprar casas resgatando o FGTS além de ter um bem reconhecido e valorizado no mercado.
Carla Pereira

Você sabe o que é hoax?

O termo “hoax” (pronuncia-se “rôuquis”) se popularizou em inglês e significa “embuste” ou “trote” e é usado para designar falsas notícias que circulam pela internet. Os hoaxes podem gerar comoção, difamar alguém, instituições, restaurantes e até o governo. Há anos um boato vem circulando por e-mail e nas redes sociais, trazendo a informação mentirosa de que Jorgina de Freitas, condenada pela justiça como fraudadora do INSS, estaria trabalhando na Cedae. Como é da natureza da maior parte das pessoas se sensibilizar com situações difíceis, geralmente os hoaxes tentam explorar o nosso lado emocional e seu conteúdo é apelativo.
Carla Pereira

Vamos falar sobre o HPV?

Como ainda não é uma doença muito conhecida resolvi escrever sobre esse vírus que só no Brasil mata cerca de sete mil mulheres todo ano. O HPV, atualmente, é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. O papilomavírus humano é o causador da doença chamada popularmente de HPV que pode ser transmitida pelo contato sexual sem proteção com um indivíduo contaminado, mas também pode ser transmitido de mãe para filho, por meio do parto normal, e no contato direto com a ferida do HPV. Seu principal sintoma é o surgimento de diversas pequenas verrugas na região genital, que pode afetar tanto homens quanto mulheres, de todas as idades.
Carla Pereira

Stand Up Paddle: a nova mania entre os cariocas

Quem nunca viu pessoas que parecem flutuar em pé sobre as águas? Que tranquilamente remam observando as belezas naturais do Rio? Sozinhas ou em grupos está cada vez mais comum vê-las aproveitando as manhãs ou noites da cidade. É verdade que quem não conhece se assusta com o esporte "flutuação". Já os praticantes estão tranquilos, em cima de uma prancha com um remo na mão, praticando um dos esportes que mais crescem entre os cariocas, o Stand Up Paddle. O Carioca aderiu tanto à nova atividade que já levam os cães para passear e fazem exercícios como o "SUP YOGA", yoga na prancha. Também tem o "sup surf", que dá para pegar umas ondas remando. O Stand Up Paddle surgiu no Havaí e consiste na remada em cima de uma prancha de surfe. Pode ser praticado por homens, mulheres e crianças.
Carla Pereira

Os equívocos da liberdade de expressão

Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. Com certeza um dos suportes vitais para a democracia, mas será que estamos usando corretamente toda essa tal liberdade? Será que não estamos mais preocupados em atingir pessoas do que defender nossos direitos? Hoje em dia a liberdade de expressão ganhou um forte aliado, a internet. O Facebook, twitter e entre outras redes sociais podem dar a sensação de liberdade, mas também podem escravizar e causar danos irreparáveis tanto para quem a utiliza para se expressar quanto para aqueles que ali formam as suas opiniões.