Bruno Peron Loureiro

O ebola nas relações internacionais

Por em 16/09/2014
O ebola nas relações internacionais

A mesma região ocidental da África onde se aprisionavam milhares de nativos para o tráfico intercontinental de escravos é o cenário atual da peleja sanitária contra uma ameaça biológica: o ebola. Ainda que sem pretensão de retomar neste texto o debate sobre se os vírus são uma forma de vida ou não, cientistas e... »

Intolerância entre brasileiros

Por em 08/09/2014
Intolerância entre brasileiros

Há muita intolerância no Brasil. É contraditório que, numa gleba de convívio na diferença, seus meio-cidadãos se comportem como se estivessem frente a alienígenas de mesma nacionalidade. Com esta afirmação, não me refiro somente às divisões econômicas entre ricos e pobres, que todos conhecemos. Penso naquelas diferenças que herdamos das tradições culturais do país... »

A força sedutora do 4G

Por em 02/09/2014
A força sedutora do 4G

Os serviços de internet através de telefones móveis aprimoram-se. Investidores sempre encontram uma maneira de ganhar dinheiro com o potencial consumidor de brasileiros, ainda que aqui a burocracia e os custos sociais atravanquem negócios. Alguns deles são os cabeamentos horríveis que se penduram nos postes das ruas em vez de deixá-los subterrâneos nas cidades,... »

Garimpo de ouro no Pará

Por em 27/08/2014
Garimpo de ouro no Pará

O Pará volta a receber atenção devido à sua tradição extrativista. Desta vez, evidencia-se a divisão entre os índios da etnia Kayapó com respeito à dúvida sobre se o território em que eles vivem deve ser explorado para mineração ou preservado para subsistência. Estima-se que entre 4 e 5 mil garimpeiros revirem a terra... »

Áreas de integração nacional

Por em 22/08/2014
Áreas de integração nacional

Há um tipo de integração entre os estados brasileiros que visa à degradação. Declaram-se “guerras fiscais” entre eles para atrair empresas transnacionais e empregar o excesso de mão-de-obra ociosa e desqualificada, enquanto alguns estados crescem em função da insustentabilidade ambiental na exploração de borracha (Amazonas), minérios (Pará) e pecuária (Mato Grosso). A maior decepção... »

Confiança no azar

Por em 19/08/2014
Confiança no azar

Na chegada às terras novas da América, houve a fundação de países em vez de seu descobrimento. Entre eles, esteve o Brasil. Todo o processo, porém, deu-se com carnificinas e grilhões. E o que esta revelação tem a ver com o Brasil atual e seus descaminhos? Primeiro, é preciso entender a história em que... »

Adamastor de cócoras

Por em 06/08/2014
Adamastor de cócoras

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) anunciou que o Brasil melhorou um pouco sua colocação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e situa-se agora em 79º lugar. A melhora desta colocação se deve a alguns avanços em indicadores econômicos e sociais brasileiros, mas também à mudança de método da Organização das... »

Pensemos juntos na educação

Por em 28/07/2014
Pensemos juntos na educação

Que é possível fazer para estimular o interesse dos jovens nas escolas? Até o momento atual, estes espaços educativos são apenas condicionamentos precoces de crianças para que, quando elas cresçam, reconheçam suas condições como seres pobres ou ricos, ignaros ou letrados, marginais ou bem-sucedidos. Assim, digo que escolas têm cumprido a função de funis... »

Implosão e explosão durante a Copa

Por em 14/07/2014
Implosão e explosão durante a Copa

O Brasil viveu momentos de implosão interna e explosão externa durante a Copa. Enquanto as divisões do país distraíram-se pela exaltação nacionalista, telespectadores do mundo agitaram suas bandeiras para que seus times fossem vitoriosos. O planeta respirou futebol durante um mês. O país festeiro inspirou uma festa universal. Quando digo que houve implosão interna... »

Charuto para banguelas

Por em 07/07/2014
Charuto para banguelas

A humanidade relaciona aquilo que desconhece ao milagre, à sobrenaturalidade, a Deus ou ao “mistério da fé”. Os avanços da ciência gradualmente levantam a cortina do desconhecido e nos garantem conhecimentos técnicos. Assim acontece em medicina, física, química, arqueologia e tantas outras áreas da ciência. A astrofísica não ficaria para trás. Daria também passos... »

Busca

Colunistas