Bruno Peron Loureiro

Somos brasileiros

Por em 26/01/2015
Somos brasileiros

Meu texto "Não há negros no Brasil" talvez levante dúvidas em alguns leitores quanto a seus conceitos de que significa ser brasileiro. Meu argumento derruba preconceitos em vez de intensificá-los e faz uma proposta conciliatória. O texto atual visa a dissipar dúvidas e fazer mais alguns esclarecimentos de por que a racialização do Brasil... »

Não há negros no Brasil

Por em 21/01/2015
Não há negros no Brasil

Muitos leitores se surpreendem com o título deste texto. É como se eu afirmasse que não há oxigênio no ar nem água no mar. Porém, depois da exposição de meu argumento, espero demonstrar por que algumas ideias étnico-raciais não têm cabimento no Brasil e por que merecemos uma política cultural mais coerente com a... »

Literatura em barbante

Por em 12/01/2015
Literatura em barbante

A literatura de cordel destaca a importância de expressões culturais autênticas e tradicionais no Brasil, desperta o interesse geral em leitura, e trata literatura como uma atividade prazerosa e massageadora das aptidões do espírito. Esse gênero literário não usa, portanto, uma linguagem enfadonha sobre temas estranhos que poucos conseguem entender. Vale ressaltar que a... »

Inclusão e exclusão

Por em 05/01/2015
Inclusão e exclusão

Inclusão e exclusão são fenômenos que se complementam e se sustentam. Enquanto, para uns, eles só estabelecem uma relação de oposição, para outros, eles abrigam segredos sobre mazelas essenciais do Brasil. A primeira palavra, inclusão, desfila na passarela de discursos múltiplos, como os que advogam inclusão cultural, social, digital, educacional, e também a de... »

Revestimento de liberdade

Por em 29/12/2014
Revestimento de liberdade

O lançamento do filme "A Entrevista" (The Interview) pela Sony estava previsto para 25 de dezembro de 2014. Além deste filme ter recebido críticas de comentaristas e especialistas em cinema, uma polêmica se armou sobre o roteiro de "A Entrevista'. O filme que se propõe como comédia retrata a ridicularização do governo da Coreia... »

Os meios são outros

Por em 24/12/2014
Os meios são outros

As tentativas de promoção de paz no mundo são incontáveis. Grupos religiosos, movimentos sociais, comunidades organizadas e indivíduos mais ou menos influentes propõem soluções pacíficas a atritos e conflitos entre pessoas, instituições e nações. No entanto, os focos de luz que emanam de regiões do globo não têm sido suficientes para neutralizar a mancha... »

Sociedades vigiadas

Por em 18/12/2014
Sociedades vigiadas

A evolução dos meios de comunicação tem transformado o usufruto de objetos tecnológicos em instrumentos de sociedades vigiadas. No tempo em que aparelhos eletrônicos aderem ao corpo para aumentar a praticidade de tarefas cotidianas, a vida privada nunca havia sido tão invadida e monitorada. Praticamente todas as pessoas têm o desejo de fazer parte... »

Liberdades morais, censuras cívicas

Por em 10/12/2014
Liberdades morais, censuras cívicas

Nessa perspectiva, não demora para que opiniões se tornem polêmicas e tenham repercussão entre brasileiros, como os comentários justiceiros do apresentador de televisão José Luiz Datena e a postura da jornalista Rachel Sheherazade sobre os linchamentos e a ausência do Estado. Não preciso fazer aqui julgamento algum sobre a validade dessas opiniões. Logo aparecem... »

Questões pífias

Por em 07/12/2014
Questões pífias

Os sintomas do Brasil no momento são um tanto desencorajadores e perniciosos para o progresso da nação. Adiamos um futuro brilhante e pacífico para o Brasil por conta de nosso despreparo cívico e nossa puerilidade moral. Por isso, reitero que precisamos embarcar numa reforma profunda de nossos pensamentos e nossas atitudes. Não tenho dúvidas... »

Gestão do consumo e da produção

Por em 02/12/2014
Gestão do consumo e da produção

Brasileiros evidentemente têm vontade de comprar os lançamentos tecnológicos sobre que escutam falar na internet e na televisão, e que veem nas mãos dos ricos. Lamentavelmente, eu gostaria de entender melhor por que as maravilhas tecnológicas da Apple chegam tarde ao Brasil e pelo dobro do preço que nos Estados Unidos e na Europa.... »

Busca

Colunistas