Bruno Peron Loureiro

Pensemos juntos na educação

Por em 28/07/2014
Pensemos juntos na educação

Que é possível fazer para estimular o interesse dos jovens nas escolas? Até o momento atual, estes espaços educativos são apenas condicionamentos precoces de crianças para que, quando elas cresçam, reconheçam suas condições como seres pobres ou ricos, ignaros ou letrados, marginais ou bem-sucedidos. Assim, digo que escolas têm cumprido a função de funis... »

Implosão e explosão durante a Copa

Por em 14/07/2014
Implosão e explosão durante a Copa

O Brasil viveu momentos de implosão interna e explosão externa durante a Copa. Enquanto as divisões do país distraíram-se pela exaltação nacionalista, telespectadores do mundo agitaram suas bandeiras para que seus times fossem vitoriosos. O planeta respirou futebol durante um mês. O país festeiro inspirou uma festa universal. Quando digo que houve implosão interna... »

Charuto para banguelas

Por em 07/07/2014
Charuto para banguelas

A humanidade relaciona aquilo que desconhece ao milagre, à sobrenaturalidade, a Deus ou ao “mistério da fé”. Os avanços da ciência gradualmente levantam a cortina do desconhecido e nos garantem conhecimentos técnicos. Assim acontece em medicina, física, química, arqueologia e tantas outras áreas da ciência. A astrofísica não ficaria para trás. Daria também passos... »

Para queimar o filme

Por em 02/07/2014
Para queimar o filme

Somos espectadores do desentendimento que há entre educadores e educandos no Brasil. Gestores e legisladores, alguns dos quais sugeriram “revoluções” na maneira de educar, propuseram medidas improcedentes e polêmicas para a educação. Entretanto eles poucas vezes desceram da frente do púlpito para sentir a necessidade de quem está atrás de uma escrivaninha. Estou preocupado... »

Por outra Educação no Brasil

Por em 25/06/2014
Por outra Educação no Brasil

Deputados federais aprovaram o texto do Plano Nacional de Educação no fim de maio de 2014. Este Plano, que deverá vigorar de 2011 a 2020, tramitava no Congresso. Há vinte metas a serem alcançadas no prazo de dez anos, como aumento de matrículas em creches, valorização do magistério e erradicação do analfabetismo. O Plano... »

Achamos que não é conosco

Por em 18/06/2014
Achamos que não é conosco

Algumas bocas sinceras dizem que um dos motivos pelos quais Estados Unidos não ratificou o Protocolo de Quioto (que prescreve metas de redução de gases que prejudicam o meio ambiente) é o receio de entravar alguns setores de sua economia. Talvez se refiram às indústrias estadunidenses que poluem o ar, a água e o... »

Bater palmas e dar palmadas

Por em 10/06/2014
Bater palmas e dar palmadas

Em 4 de junho de 2014, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei da Câmara 58/2014 com o nome de Lei Menino Bernardo. O uso da expressão Lei Menino Bernardo em vez de Lei da Palmada foi uma sugestão da apresentadora de televisão Xuxa Meneghel, que acompanhou os debates e fez pressão a... »

Interdição das vias de acesso

Por em 02/06/2014
Interdição das vias de acesso

Reivindicações coletivas emergem de vários lugares do Brasil a favor de mudanças que favoreçam grupos esquecidos, minoritários e excluídos. Movimentos sociais têm convocado milhares de pessoas para pedir melhoras em serviços oferecidos pelo governo e para protestar contra malversação de dinheiro público. Multidões foram às ruas em junho de 2013 e protestos novamente tomaram... »

Sal na bunda de passarinho

Por em 26/05/2014
Sal na bunda de passarinho

Entre tantas pessoas divertidas que passaram pela minha vida, uma delas animava com seus chistes e ditos até defunto. Erguia o moral das pessoas. Decerto ele era bem visto por aqueles que, afinal, levantavam a cabeça e seguiam a luta. Na minha infância, veio todo sério a contar-me que descobriu como eu poderia paralisar... »

Padrão de beleza no Brasil

Por em 14/05/2014
Padrão de beleza no Brasil

Não há padrão de beleza certo ou errado, bom ou ruim, melhor ou pior, mas aquele que serve à autoestima e à aceitação de nós mesmos. Como é de se esperar nos países modernos ocidentais, os meios de comunicação (sobretudo em suas telenovelas) têm um papel influente na definição de que aparência e que... »

Busca

Colunistas