Principal » Artigos de Benito Pepe
Benito Pepe

Os três triângulos ou tripés da vida

Em nossa existência há alguns tripés que podem nos acompanhar. Para a Vida plena precisamos equilibrar e saber priorizar alguns pontos: Família (e conhecimento); Trabalho; e Lazer. Aí temos o primeiro dos triângulos. No segundo triângulo notamos o problema dos “pecados” no mundo: o Dinheiro pelo dinheiro; “Drogas” como vício; e Prazeres pelo prazer. Estes são os maiores pecados que escravizam o homem. O terceiro triângulo é formado por nossas três Inteligências básicas: QI- quociente Intelectual; QE – Inteligência Emocional; e o QS – Inteligência Espiritual.
Benito Pepe

O certo pode ser errado?

Há pessoas que se questionam se estão fazendo a coisa certa, há outras que nem estão aí pra isso… mas há também os que seguem o “fluxo do rio” ou seja vão pelos outros e quando se defrontam em um equívoco dizem: “ah todo mundo faz assim….” mas há também os que nem percebem que estão errando, apenas continuam seguindo o fluxo… o perigo é que o fluxo do Rio muitas vezes o levam para um abismo… Então, nem sempre só porque “todo mundo faz assim” a atitude está Certa, não é mesmo? Será que todos os ditados populares estão certos, a voz do povo é mesmo a voz de Deus? Eu não acredito em todos os ditados populares, muitos deles estão equivocados.
Benito Pepe

Cosme e Damião: quem foram estes santos?

A Igreja Católica promulga que esses santos são protetores das crianças, dos gêmeos e padroeiros dos médicos. Tiveram seus nomes incluídos no cânon da missa e são invocados como protetores contra as doenças do corpo e da alma. Há uma basílica dedicada a eles, construída a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. A solenidade de consagração da basílica ocorreu num dia 26 de setembro e assim, Cosme e Damião passaram a ser festejados pela Igreja Católica nesta data. A Umbanda e as religiões afro-brasileiras, entre elas: Cadomblé, batuque, Xangô do nordeste e xambá, celebram essa data no dia 27 de Setembro. Mas é bom lembrar que nestas religiões não se trata de Cosme e Damião. Através do sincretismo religioso, muito forte no Brasil, as religiões Afro-brasileiras atribuem aos santos católicos Cosme e Damião os nomes de divindade ibejis – divindade gêmea da vida, protetor dos gêmeos (twins).
Benito Pepe

Quem é Deus e quem somos nós?

Vou começar este texto já te pedindo uma reflexão: você acredita em Deus? Se a resposta é afirmativa, então não viva como se Ele não existisse! Certo? Mas se você não acredita em Deus ou está se questionando sobre “quem é Deus” para que possa crer ou não, você deve continuar a leitura. A humanidade de uma maneira ou outra sempre buscou algo que o transcenda, ou será que o transcendente é que buscou a humanidade? Não estou afirmando a hipótese da existência de uma transcendência, estou relatando um fato histórico. Quanto à primeira situação, ou seja, o homem buscar a “Deus” ou deuses, não há o que se questionar, esse fato existe há milhares de anos. Agora e se a segunda hipótese for verdade, ou seja, Deus ou os deuses é que buscaram a humanidade?
Benito Pepe

Construindo pontes em vez de muros

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um rio, iam se visitar todos os dias à noitinha. As duas fazendas ficavam bem de frente uma a outra, eles podiam se ver, mas a distância não permitia um diálogo a não ser com o esforço de uma caminhada. Cada dia um deles caminha por longo tempo até chegar a uma ponte distante, atravessa-la e caminhar mais um tempo até encontrar-se com o outro irmão em sua fazenda. Ao se encontrarem diariamente à noitinha conversavam muito e depois aquele que foi ao encontro do outro voltava para a sua casa, eles se amavam muito e faziam isso todos os dias.
Benito Pepe

O que é Carnaval, qual sua origem?

O carnaval é uma das festas mais populares do Brasil para não se dizer a maior de todas. Ocorrem diversas manifestações por todo o país com características particulares. Na Bahia por exemplo há os famosos, e agora internacionais, “Trio-elétricos”. Em Pernambuco e região o “Frevo”. No Rio de Janeiro ocorre o conhecido internacionalmente desfile das escolas de Samba apresentando o maior show do mundo. E essa festa não ocorre só no Brasil mas em diversos países. O momento mais forte são os três dias que precedem a quaresma (quarenta dias antes da Páscoa) que inicia na quarta-feira de cinzas. Nesse momento o povo se vale da etimologia da palavra, "carnevale", que pode significar que a carne vale naquele momento, ou seja, não precisa se abster da carne pois a quaresma começa na quarta-feira de cinzas aí sim se deve abster da carne e dos prazeres da carne durante o período que antecede à Páscoa.
Benito Pepe

O seu trabalho lhe dá prazer? Você faz o que gosta?

Em um mundo cada vez menor e em que a passagem do tempo se apresenta mais rápida, se torna imprescindível trabalhar com prazer. Muitos entendem o termo “trabalho” com sentido pejorativo e assim o encaram como um fardo pesado que fora imposto aos seres humanos pelo pecado original. Compreendo que não devemos ver o trabalho dessa maneira. O nosso trabalho deve ser algo prazeroso, algo que nos recompense enquanto seres humanos, algo que nos satisfaça verdadeiramente. Nossas atividades laborais devem nos proporcionar momentos agradáveis e precisam ser atividades que gostemos de comentar até mesmo em ocasiões de folga. Se o teu “trabalho” é assim, bacana você está vivendo a felicidade em sua vida, caso contrário repense o que você está fazendo o quanto antes.
Benito Pepe

O que é Big Brother, quem é o Big Brother e como surgiu o Big Brother?

Como surgiu a ideia do Big Brother? O que é Big Brother? Qual é o propósito do Big Brother? Quem é o Big Brother? Todos esses questionamentos nos geram outras reflexões, entre elas: isso é “só” um reality show? Vamos começar falando da origem do Big Brother nos Estados unidos, mas antes precisamos esclarecer um pouquinho alguns pontos. Um deles é o termo indústria cultural. De maneira geral, poderíamos dizer que é uma indústria como “qualquer outra”, por exemplo, a indústria têxtil; a indústria automobilística; etc. Como qualquer Indústria, precisa produzir algo para sobreviver. E é, portanto, o caso da indústria cultural que é formada principalmente pela rádio e televisão, além de revistas, jornais, cinema, etc.
Benito Pepe

O que é Natal? Qual a origem do Natal?

Dessa maneira a única coisa certa que temos quanto ao dia 25 de dezembro é que este não foi o dia do nascimento do mestre Jesus, mas isso não impede que o comemoremos neste dia, pois ninguém sabe ao certo quando foi que o menino Jesus nasceu. A definição desta data para ser comemorada em 25 de dezembro se deve ao fato da Igreja Cristã escolher uma data que era festiva na época, e ao mesmo tempo, fazer que se fosse aos poucos esquecendo dessa outra festa que tinha origem pagã, era a festa do Sol ou como queiram, deus Sol. Assim a igreja no século IV começa a cristianizar uma data pagã.
Benito Pepe

O ser humano e os sub-humanos (ou “humanóides”)

Quando faço uma caminhada pelas ruas da cidade observo as coisas e as pessoas… Se você fizer uma caminhada tranquilamente, sem estar com um fone de ouvido distraindo-se com músicas ou portando outros aparatos alienantes, você perceberá as coisas e os movimentos à sua volta através de “outros olhos”. Um dia desses estava caminhando e observava seres semelhantes aos humanos. Usavam roupas, embora maltrapilhas, pareciam murmurar sons como os humanos, caminhavam como os humanos, em fim pareciam-se com os humanos… No entanto possuíam, ou melhor, não possuíam algo que os “re-tirava” dos critérios e atributos para serem considerados e classificados como um animal racional e social chamado “ser humano” ou Homo sapiens. Percebi claramente que seus pensamentos eram aniquilados pela sua fragilidade alimentar, social e provavelmente ambiental. Esse animal era diferente do animal homem. Esse animal, embora em uma primeira vista desatenta, pareceria para a maioria dos mortais “racionais” como seu semelhante, mas ele certamente não é um homem.
Benito Pepe

A maça na história da humanidade e a qualidade total

Uma fruta saborosa e saudável de cor avermelhada, mas também pode ser verde. A maça parece transcorrer maravilhosamente pela história da humanidade. Um dia desses estava assistindo a um comercial na televisão e o anunciante me fez recordar dois momentos de altíssimo simbolismo em que a Maça aparece como protagonista imponente. O primeiro é conhecido de todos os religiosos cristãos e que seguem a tradição judaica. Podemos ler na bíblia sagrada o episódio do pecado original quando Adão e Eva “comem da fruta proibida.” Essa fruta era exatamente a saborosa e saudável maça; o segundo momento em que essa fruta aparece e de forma revolucionária na história da humanidade é quando “ela cai na cabeça” do grande físico Isaac Newton enquanto ele descansava à sombra de uma macieira.
Benito Pepe

“Ser” ou “Ter”? Este é um grande dilema para muitos!

Ser ou ter? Conflito que nos persegue por muito tempo em nossa vida. Esse dilema começa e passa pela cabeça de muitos jovens quando vão ingressar em uma universidade. Eles pensam e repensam, conversam com seus pais e amigos e querem saber: “o que dá dinheiro?” Um dia desses encontrei com um dos meus alunos universitário que me disse: “professor eu curto muito esse negócio de astronomia, céu, universo, mas me disseram que “isso não dá grana”, é verdade?” Esse é o problema, estamos sempre nos perguntando o que vai nos dar “grana” a fim de Ter e não o que vai nos possibilitar Ser.
Benito Pepe

A importância do “Sistema de Informação” nas empresas

Um SIG – “Sistema de Informação Gerencial” é importantíssimo em qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Uma empresa que não se preocupe com um bom sistema de informação não é uma Empresa. No mundo contemporâneo é inexequível para qualquer Gestor encontrar-se distante de seus clientes, seus produtos e/ou serviços e de toda e qualquer informação que lhe proporcione o conhecimento necessário para suas tomadas de decisões. Um administrador deve estar em sintonia e em rede com todas as atividades, clientes internos e externos, fornecedores e tudo o mais que seja admissível quanto às informações necessárias à sua gestão. Os ambientes tanto micro quanto macro devem estar o mais à mão quanto seja possível. E em nossos dias há uma infinidade de tecnologias que nos proporcionam informações instantâneas, entre elas está a Internet, a Rede de computadores mundial.
Benito Pepe

Os mitos da meritocracia e da competitividade

É obvio que quase sempre há uma competitividade natural no ser humano. Estas são situações que eu observo em sala de aula, nas empresas quando estou dando treinamentos e em minha própria empresa. Em toda situação em que há relações humanas há competitividade. Pelo menos neste nosso mundo ocidental nota-se uma competitividade e isso faz parte da cultura do “mundo do lado de cá”. Quanto aos nossos alunos é interessante incentivar a mútua colaboração, mas chegará um momento em que eles estarão disputando uma vaga e concorrendo entre si, isto é um fato triste e real. Eles serão “números” e disputarão por números por toda sua vida, seja acadêmica ou empresarial.
Benito Pepe

Tempo é uma questão de priorização

Há muita gente dizendo que não tem tempo para isso e nem para aquilo. Dizem que o tempo não é mais o mesmo de outrora, afirmam ter a sensação de que o tempo está passando mais rápido, sentem como se o dia não tivesse mais as 24 horas de antes. Mas isso está ocorrendo? O tempo hoje é menor do que era antes? É claro que não! O tempo é, e sempre foi o mesmo! O tempo é uma questão de priorização. Onde está a sua prioridade aí estará o seu tempo. É lógico que é, e sempre foi impossível fazermos tudo o que gostaríamos de fazer. Nosso tempo é e sempre foi limitado nas 24 horas diárias. Um dos problemas é que, em nossos dias, há muito mais atividades e futilidades para tomar o nosso tempo. Então é preciso saber priorizar. E você sempre vai encontrar tempo para fazer aquilo que você mais quer! Isto é um dado, é um fato.
Benito Pepe

Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho

Falemos a seguir das relações interpessoais e da qualidade de vida no trabalho, dos fatores intrapessoais, da responsabilidade pela qualidade de vida no trabalho, do arranjo físico e dos 5 S. Como se viu as pessoas são produtos do meio em que vivem, têm emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam seja o espaço físico ou social. A valorização do ser humano, a preocupação com sentimentos e emoções, e com a qualidade de vida são fatores que fazem a diferença. O trabalho é a forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivência, e, por outro, estabelece relações interpessoais, que teoricamente serviriam para reforçar a sua identidade e o senso de contribuição.
Benito Pepe

A aprendizagem e a gestão de equipes

A aprendizagem requer acima de tudo apurar as informações e os conhecimentos tácitos e transforma-los em conhecimentos explícitos. Além do mais a aprendizagem verdadeira e prática demonstra modificação no comportamento, seja organizacional ou social. E o desejável é que essas modificações comportamentais se apresentem de maneira positiva, no entanto transbordamos o que apreendemos, seja ele qual for o aprendizado. Dessa maneira para uma aprendizagem plena é necessária uma mudança nas ações; nos processos mentais ou nas atitudes de uma pessoa. E essa mudança é fruto da “experiência” que pode ser adquirida pela observação ou prática, e mesmo indiretamente pela teoria ou leitura, por exemplo.
Benito Pepe

São Jorge, o santo guerreiro na época do Império Romano

Quero começar evidenciando que prefiro falar, como sempre, sem apologia ou “partidarismo” religioso. Dessa maneira não vou falar somente do “Santo” chamado Jorge, mas do homem Jorge, que viveu na época do império romano. Nascido na antiga Capadócia em 275, região que atualmente pertence à Turquia (morto em 23 de abril de 303). Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a Capitão do Exército Romano devido a sua dedicação e habilidade – qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na Corte Imperial em Roma, exercendo altas funções.
Benito Pepe

A empregabilidade depende de uma visão empreendedora

Quando falamos em empregos, ou melhor, em ter um bom emprego, pensamos a realidade da empregabilidade. É bom lembrar que emprego é diferente de trabalho. Trabalho há muito por aí, ninguém vai morrer de fome por falta de trabalho. Agora emprego e em uma boa empresa, depende muito, mas muito mesmo de você! Para ter um bom emprego e manter-se empregado é preciso reciclar-se e investir em você da mesma maneira que uma empresa investe em seus produtos procurando cada vez melhor qualidade e tecnologia de ponta. Assim também deve ser com o Capital Intelectual. O que outrora era chamado de Recursos Humanos, hoje seria melhor falarmos em Capital Intelectual. E este é certamente o melhor e mais importante capital de uma Empresa.
Benito Pepe

A Astronomia de Aristóteles

Aristóteles via a natureza e a localização de um objeto como algo qualitativo, assim seria da “qualidade” de cada substância ou corpo ocupar o seu “lugar natural” e isso é o que faz parte da entelékheia de cada corpo. Então para Aristóteles, impor a um ser algo contrário à sua natureza é uma violência. É o que ocorre, por exemplo, quando retiramos uma pedra do chão, seu “lugar natural”, ao largarmos a pedra ela volta “naturalmente” para o “seu lugar”. Hierarquicamente, Aristóteles considera a Terra no centro do “universo”; à sua volta, está a água; o ar está acima da terra e da água e, enfim, acima do ar, está o último elemento atmosférico, o fogo. Portanto, o fogo e o ar sobem naturalmente, enquanto a terra e água caem naturalmente, todos em busca dos seus lugares naturais.
Benito Pepe

O tempo está passando mais rápido?

Esta é uma pergunta que muitos fazem constantemente, e a resposta é sempre afirmativa para a maioria das pessoas, pois sentem realmente o tempo “voando”, entretanto a resposta está certa e errada. É, sim, o tempo está “expandindo” rapidamente, porém também é não! (não tem como percebermos). A resposta é sim, pois de fato há uma aceleração da expansão do universo e portanto do tempo, mas isto ocorre em escalas que não podem ser sentidas pelos seres deste planeta, isto é tão imensamente maior, que nossos sentidos não podem perceber o que ocorre, é como se puséssemos uma formiga em um automóvel e acelerássemos este carro, ela lá dentro não perceberia o que está ocorrendo.
Benito Pepe

O que é Páscoa? Qual a sua origem?

Já há alguns milênios os judeus já comemoravam a Páscoa. Mas como? Jesus Cristo não havia nem mesmo nascido! É verdade. No início, as comemorações da “Páscoa” já eram nesta época do ano: março ou abril (primavera no hemisfério norte) inicialmente era para comemorar as colheitas. Era, portanto, a festa das colheitas. A alegria de festejar e “bebemorar” com o sucesso de um período trabalhado e seus frutos (na verdade a festa da colheita era 50 dias após a Páscoa). Muito bem! Mas os pais religiosos dos cristãos, os Judeus, foram escravizados no Egito (Império naquela época). Permaneceram como escravos muitos anos. Até que, com ajuda de Deus, conseguiram sair da escravidão e voltar à terra prometida e foi o que ocorreu por coincidência ou projeto divino também nesta mesma época da Páscoa e, assim, então, a comemoração mais importante dos Judeus passou a ser a da passagem (Páscoa), do Êxodo, da libertação da terra do Egito.
Benito Pepe

A Filosofia

A Filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza, os acontecimentos humanos e as ações dos seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma. Alguns fatores foram importantes para o surgimento da Filosofia. Ela nasce em condições históricas que a favorecem, no final do século VII e início do século VI a.C.