Aristóteles Drummond

Tudo no vermelho

Por em 17/04/2014
Tudo no vermelho

O Brasil precisa, para crescer e o governo para sobreviver, de investimentos. Só com assim se gera empregos, melhora a infraestrutura, moderniza o parque industrial e aumenta a produtividade agrícola, com aumento saudável na receita. Mas algo de estranho se passa no país que o clima reinante é hostil ao investimento, tornando qualquer iniciativa... »

Homens de 64

Por em 05/04/2014
Homens de 64

Nesse festival proporcionado pelos 50 anos do movimento de 64, falta um espaço para se marcar a colaboração, ou consentimento, de um grupo de notáveis e admiráveis brasileiros. Aqueles que, certamente, não estariam, sob nenhuma hipótese, envolvidos em atos de barbárie e de afronta aos direitos humanos. O próprio Ato Institucional número 5 (AI-5)... »

Cuidado com os afogados

Por em 31/03/2014
Cuidado com os afogados

Estamos literalmente cercados de problemas e riscos. Nossos vizinhos estão em crise na economia, sem crédito internacional, desestimulando a poupança interna e sem condições de atrair o mais modesto empreendedor, seja no comércio, na indústria ou na agricultura. O Brasil tem graves problemas para cumprir metas, investir na infraestrutura que impede o crescimento da... »

Descomplicar a energia

Por em 16/03/2014
Descomplicar a energia

Para o Brasil não viver na dependência de chover mais ou menos, ligar mais ou menos termoelétricas de operação cara, onerar o custo Brasil e manter o preço da energia, que já está em patamar internacional, o governo federal deveria tomar medidas imediatas e sem gastar um tostão. Bastaria fazer com que o negócio... »

O preço das ligações perigosas

Por em 11/03/2014
O preço das ligações perigosas

A conta das companhias problemáticas chegou. Até o final do semestre vamos ter um balanço preocupante em relação ao tamanho previsto do rombo este ano com a diminuição do comércio bilateral com a Argentina. Neste momento, empresas argentinas estão com mais de um bilhão de dólares retidos para pagamento de compras efetuadas no Brasil.... »

Falta bom senso

Por em 04/03/2014
Falta bom senso

Não são apenas as pessoas que precisam ter a chamada inteligência emocional para garantir acesso e estabilidade na vida, inclusive a profissional. Os povos também têm suas marcas comportamentais e por elas respondem. Agora, o Brasil, ao ensaiar dar 16 anos a um regime cada vez mais bolivariano, fascinado pelo senil ditador cubano, perde... »

O selvagem e atrasado sindicalismo brasileiro

Por em 11/01/2014
O selvagem e atrasado sindicalismo brasileiro

O fato econômico mais importante deste ano que se inicia é o evoluir da decisão da General Motors (GM) de encerrar suas atividades na unidade do Vale do Paraíba. Esta, talvez, seja a menor da grande empresa, atuando no Brasil há mais de um século. As ameaças do sindicato local são absurdas, chegando a... »

Seis meses fazem diferença

Por em 08/01/2014
Seis meses fazem diferença

Os primeiros seis meses de 2014 marcarão a conclusão de uma importante parte das obras em andamento no estado do Rio, especialmente na área das estradas, que melhorará a vida de milhões de pessoas, sem exagero algum. O arco metropolitano e o contorno de Volta Redonda, por exemplo, alteram o fluxo de rodovias da... »

Financiador e sócio

Por em 30/12/2013
Financiador e sócio

Roberto Campos já defendia a poupança nacional como instrumento de desenvolvimento econômico. E que era melhor termos sócios estrangeiros do que financiadores. Uma pena que não tenha sido ouvido. O Brasil só faz aumentar sua dívida interna e assiste seu risco fazer crescer os juros pagos no mercado internacional. Basta constatar que os bancos... »

Os focos do atraso

Por em 27/12/2013
Os focos do atraso

O PAC, tanto o primeiro como o segundo, não tem suas obras dentro do previsto, e são projetos escolhidos pela presidente da República. Os investimentos privados sofrem para a obtenção de aprovação de suas obras. Muitos amargam prejuízos pela demora em começar a produzir. Os agentes do atraso, verdadeiros sabotadores, são entidades públicas e... »

Busca

Colunistas