Aristóteles Drummond

Um livro a ser lido

Por em 31/07/2014
Um livro a ser lido

O livro que o sr. José Serra, ex-presidente da UNE e orador no comício de Jango no dia 13 de março de 1964, acaba de lançar um livro onde narra sua experiência desde a eleição para a União Estadual de Estudantes, em São Paulo, até a volta do exílio, treze anos depois. E é... »

A nova Duque de Caxias

Por em 25/07/2014
A nova Duque de Caxias

Os municípios nas periferias das grandes capitais, infelizmente, não são exemplos de boa gestão pública, de um olhar sério para o futuro. A visão de seus políticos, na maioria dos casos, não ultrapassa a eleição seguinte. Pouco é feito pelas contas, pelo planejamento e muito menos pelo ambiente favorável a investimentos que as permitam... »

A cabeça do eleitor

Por em 16/07/2014
A cabeça do eleitor

O eleitor vai querer saber se o processo se dará com mais ou menos intervenção estatal, com mais ou menos controle da inflação, com mais ou menos combate à burocracia e ao inchaço do Estado, com política externa mais pragmática ou com maior alinhamento político. É o que deve acontecer nos estados e na... »

Maus empresários

Por em 04/07/2014
Maus empresários

No mesmo momento em que as lideranças empresariais se empenham na defesa de um melhor ambiente de negócios no Brasil, de um pouco de otimismo nos empreendedores e consumidores, de confiança numa economia mais aberta, com menos impostos e maior base de contribuintes, tem gente que ainda defende barreiras protecionistas. Com isso, apequenam um... »

Bom senso é bom!

Por em 26/06/2014
Bom senso é bom!

Cautela e caldo de galinha são conselhos sempre úteis aos imprudentes. Não estamos vivendo um bom momento na economia, na harmonia e no social. Muitas queixas e reclamações, quase todas justas e com sentido, surgem diariamente. Mas o caminho para superar as deficiências não é o de gerar dificuldades para o dia a dia... »

O etanol é nosso!

Por em 15/06/2014
O etanol é nosso!

O Brasil foi pioneiro no uso do etanol como combustível para o setor automotivo. Primeiro, na mistura na gasolina e no diesel, depois no motor projetado para uso do álcool e, por fim, no lançamento dos veículos flex, hoje dominado a indústria mundial. No governo do presidente João Figueiredo, criou-se formidável parque produtor, nas... »

Carlos Lacerda imperdível

Por em 30/05/2014
Carlos Lacerda imperdível

De sua famosa metralhadora giratória não escaparam amigos que se tornaram, na maioria das vezes, ex-amigos, como os casos de Mario de Andrade, Sobral Pinto, Gustavo Corção, Julio de Mesquita Filho. Era duro e violento em bater em monstros sagrados de seu tempo, como os Robertos Campos e Marinho e o Marechal Castelo Branco,... »

Bom senso e boa educação

Por em 24/05/2014
Bom senso e boa educação

Anda faltando razão e bom senso em tudo quanto é lado neste Brasil que se deixa dominar pelas tensões pré-eleições. Nesta confusão toda, governo e oposição têm suas motivações, mas, no final, todos perdem a razão. A oposição é negativista demais, por vezes exagerando nas críticas, e omissa nas propostas concretas. O governo, com... »

Querer combater a corrupção

Por em 19/05/2014
Querer combater a corrupção

Como diria Nelson Rodrigues, estamos diante do óbvio ululante. As excelentes operações da Polícia Federal, solitário ponto positivo na luta contra a corrupção e a fraude no Brasil, assim como a simples leitura dos jornais pelas entidades responsáveis pela defesa do interesse público, como Receita Federal, Secretaria de Previdência Complementar-PREVIC, CVM, MP e secretarias... »

CVM, Polícia Federal e os fundos

Por em 26/04/2014
CVM, Polícia Federal e os fundos

Nessa onda de escândalos, desperta sérias desconfianças que até hoje não tenha sido concluídas investigações dos frequentes rombos nos fundos de pensão de grandes empresas e até mesmo prefeituras. Os fundos supostamente são fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários, nas aplicações que fazem em papéis de renda fixa ou variável, pela área de previdência... »

Busca

Colunistas