Aristóteles Drummond

Setor elétrico deve ser prestigiado

Por em 21/02/2015
Setor elétrico deve ser prestigiado

Vivemos um momento de imensas preocupações com os efeitos da longa estiagem nos reservatórios das nossas usinas hidroelétricas, em níveis que colocam em risco a operação de muitas delas. E temos a crise da água para consumo humano, atingindo quase todo o país. Estes problemas podem ser divididos em duas origens: as climáticas e... »

Pegar é só querer

Por em 15/02/2015
Pegar é só querer

O noticiário envolvendo malfeitos, sejam casos ligados à administração pública ou a organizações criminosas de diferentes áreas, costuma registrar a apreensão de automóveis de alto luxo, quando não de embarcações de recreio milionárias. Portanto, nada mais natural que a Receita Federal controlasse os compradores de automóveis acima de 500 mil reais e embarcações novas... »

Cuidado com a tesoura!

Por em 29/01/2015
Cuidado com a tesoura!

Nesse momento de cortes, é preciso o estabelecimento de critérios gerais, para que o período de desconforto da sociedade seja o menor possível. O caso do Rio de Janeiro é prioritário na medida em que as obras atingem toda a capital e temos o prazo determinado pelas Olimpíadas. O evento que prende a atenção... »

História para historiadores

Por em 09/01/2015
História para historiadores

Desde que o mundo é mundo se tenta distorcer a verdade histórica, ao sabor do pensamento dos poderosos do momento. No Brasil, a despeito de iniciativas de cunho ideológico, inspirados no ódio e no revanchismo, uma safra de historiadores e biógrafos modernos vem consolidando a história. E nisso não falta o testemunho de jornalistas... »

A união faz a força

Por em 30/12/2014
A união faz a força

A crise na economia é uma realidade cada vez mais evidente e de grandes dimensões. É preciso mais do que um bom nome. Talvez fosse o momento de uma patriótica trégua nos embates políticos, para uma união em torno de resultados na economia e no social. Instrumentos ágeis no Judiciário para agilizar a apuração... »

O AI-5 e a História

Por em 09/12/2014
O AI-5 e a História

A mídia nacional destaca o Ato Institucional Número 05, a cada aniversário dele, como o mais duro instrumento do autoritarismo em nossa história republicana. E realmente os poderes atribuídos pelo instrumento revolucionário eram quase que ilimitados, ditados em momento de grande tensão nacional. A resistência ao regime autoritário o Congresso aberto, censura parcial, direito... »

Somos todos brasileiros

Por em 05/12/2014
Somos todos brasileiros

Agora querem criar uma comissão para mexer no processo da escravidão, página lamentável da história mundial, antes mesmo de Cristo. Vamos baixar a bola, olharmos para o futuro, para o Brasil de nossos filhos e netos e não ficarmos mexendo em feridas do passado. Somos todos brasileiros, multirraciais, democratas que respeitam as opções religiosas,... »

Pauta positiva

Por em 21/11/2014
Pauta positiva

É claro que devemos louvar a obra e a linha de Gilberto Freyre, nosso antropólogo maior, notável escritor, intelectual, militante político desde sempre, deputado constituinte em 1946 e solidário com o movimento de 1964. Ele interpretou o brasileiro como ele é: cordial, alegre, sem preconceitos, sem restrições a cor, credo e classe social do... »

25 anos de liberdade

Por em 07/11/2014
25 anos de liberdade

No próximo domingo, Berlim comemorará os 25 anos da queda do muro, que foi o ponta pé inicial da liberdade em todo o leste europeu e a própria Rússia. Certamente um dos grandes momentos do século XX foi o dia em que a famosa "cortina de ferro", que aprisionava milhões de pessoas, ruiu sem... »

Burocracia inaceitável

Por em 16/10/2014
Burocracia inaceitável

Esse complexo sistema tributário nacional incluindo o ICMS, que é estadual cria insegurança e engessa a atividade econômica dos estados. Os casos do café e da água mineral são emblemáticos. A relação do Rio e de Minas, por exemplo, que poderia ser mais estreita, é perturbada por políticas diferentes em relação ao ICMS, com... »

Busca

Colunistas