Amaury Cardoso

O dilema de um mundo interconectado

Por em 22/03/2014
O dilema de um mundo interconectado

O nosso atraso sócio/cultural nos levou a viver por séculos sem consciência do aprofundamento da nossa mediocridade, impedindo-nos de enfrentar as nossas mazelas, erguer a nossa auto estima e nos reinventar como nação, nos tirando do atraso em que nos encontramos em relação aos níveis de renda, educação e produtividade tecnológica, alicerces necessário a... »

A sociedade clama pela boa governança no setor público

Por em 01/02/2014
A sociedade clama pela boa governança no setor público

Iniciamos o ano de 2014 com um diferencial político marcado pelos 30 anos da memorável manifestação de cidadania marcada pelo clamor popular das “DIRETAS JÁ”, em janeiro de 1984. Nessas três décadas o nosso país experimentou importantes avanços, especialmente no campo institucional. Mas, a nossa vagarosa consolidação democrática sofre um preocupante revés em decorrência... »

A agenda da cidadania numa era de transformações

Por em 03/12/2013
A agenda da cidadania numa era de transformações

A afirmação por dignidade tornou-se um clamor por democracia e justiça, e vários movimentos expontâneos surgiram de causas específicas a cada país e evoluíram de acordo com as condições de seus contextos utilizando suas redes digitais para se conectar e difundirem seus pensamentos, suas revoltas e indignação. Em todos os casos, esses movimentos ignoraram... »

STF e o golpe dos embargos infrigentes

Por em 08/10/2013
STF e o golpe dos embargos infrigentes

Com a decisão da suprema corte do judiciário brasileiro de acatar um recurso esdrúxulo previsto em seu regimento interno, que são os embargos infringentes, permitindo um prolongamento indesejável a sociedade de algo por demais comprovado, nos acomete a sensação de achar que as coisas nunca mudam, ou de que pequenos e demorados avanços, repentinamente,... »

O desafio do Brasil diante das transformações globais

Por em 20/09/2013
O desafio do Brasil diante das transformações globais

O sistema político brasileiro durante décadas subestimou o poder das ruas e adotou uma linha de distanciamento que resultou na falta de sintonia com a sociedade, levando-a a cultivar o sentimento de descrédito com a classe política por não se sentirem representadas, e por perceberem que para a maioria dos políticos a cultura segundo... »

O atraso ético da classe política

Por em 14/08/2013
O atraso ético da classe política

A mobilização da sociedade que culminou com as manifestações de junho foi um marco que revelou o despertar da cidadania, que descontente com o crescimento da corrupção, da impunidade, da ineficiência e precariedade dos serviços públicos, da baixa qualidade dos sistemas de educação e saúde, do transporte coletivo caro e ineficaz e dos privilégios... »

A indignação transbordou!

Por em 20/06/2013
A indignação transbordou!

A indignação transbordou e nos tirou do estado de complacência e inércia. A sociedade esta indo as ruas para protestar contra uma série de irregularidades praticadas por autoridades governamentais e políticos, que contaminam as instituições e levam ao seu descrédito. A corrupção avassaladora, a falta de ética, a deficiência na prestação dos serviços públicos,... »

Jovens, violência e delinquência: como enfrentar esse desafio social?

Por em 30/05/2013
Jovens, violência e delinquência: como enfrentar esse desafio social?

Aumentar as penas e o rigor das medidas coercitivas ao menor infrator, sem outras medidas paralelas que ofereçam ao jovem brasileiro as condições de uma plena, adequada e produtiva inserção no meio social, redunda na mais profunda injustiça e na repetição dos erros anteriores praticados por um mecanismo estatal incompetente na gestão das necessidades... »

Juventude: um futuro sem perspectivas até quando?

Por em 21/03/2013
Juventude: um futuro sem perspectivas até quando?

Percebemos que, de um modo geral, a juventude não foi adequadamente preparada para os desafios deste século e suas adversidades. A frustração alimentada pela baixa qualificação, pela consequente exclusão devido à falta de oportunidades e a decorrente ausência de perspectivas a médio e longo prazo, ameaça destruir o sonho de futuro dos jovens, maiores... »

Malabarismo fiscal: uma manobra arriscada

Por em 01/03/2013
Malabarismo fiscal: uma manobra arriscada

Como todo brasileiro consciente e bem-intencionado, esperei que tão logo o ano se iniciasse, o governo tomasse medidas que pudessem corrigir esses graves entraves à volta do nosso crescimento econômico, de uma maneira mais segura, menos quixotesca no afã de abandonar a orientação que garantiu a nossa estabilidade monetária, para entrar em caminhos pouco... »

Busca

Colunistas