Principal » Artigos de Alvaro Cardoso Gomes
Alvaro Cardoso Gomes

Sobre apostilas & sistemas

Há alguns tempos atrás, a imprensa divulgou que o Governo do Estado, preocupado, com justa razão, com a péssima qualidade do ensino fundamental e médio, iria distribuir nas escolas um material didático, sob a forma de apostilas. Se a intenção primeira era mais do que louvável, a solução encontrada era, no mínimo, desastrosa, ainda que o material produzido pudesse vir a ter qualidades. Para começo de conversa, livro é livro, e apostila, como o próprio nome diz, é apostila, um material precário, emergencial, um perfeito tapa-buracos.
Alvaro Cardoso Gomes

Universidade e barbárie!

Escrevo este artigo, ainda sob o impacto dos fatos lamentáveis que tiveram vez no campus de uma Universidade da Capital, a Uniban. Para refrescar a memória do leitor, resumo-os aqui: uma aluna de um dos cursos, tendo comparecido com trajes considerados sumários e inadequados às aulas, foi perseguida por uma multidão de estudantes que, com palavras de baixo-calão e até mesmo ameaças físicas, a acuaram, obrigando-a a se refugiar numa das salas.
Alvaro Cardoso Gomes

“Viagem Literária”

Entre os dias 21 e 23 de setembro, juntamente com outros escritores, participei do evento Viagem Literária, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Bibliotecas Públicas de cidades do interior paulista. A fórmula desse evento é sempre a mesma: a Secretaria envia autores para as Bibliotecas Públicas interessadas, que, por sua vez, disponibilizam o espaço, para que crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais possam ouvir palestras sobre Literatura.
Alvaro Cardoso Gomes

À beira do paraíso educacional

No verão de 2006, recebi um convite para participar do programa de português do Middlebury College, em Vermont (EUA), na qualidade de “Writer in Residence”. Na ocasião, proferi palestras sobre literatura e sobre meus livros para os alunos. Em 2007, retornei, mas na condição mista de escritor e professor, o que me levou a dar aulas regulares, para tratar de temas de literatura. O programa de português, ao lado dos de francês, espanhol, italiano, japonês, chinês, russo, árabe, é um dos cursos de línguas oferecidos durante o verão (no mês de julho inteiro e parte do mês de agosto).