Principal » Artigos de Almério Nunes
Almério Nunes

A morte de Jesus e Micheangelo

Jesus, morto, na sexta-feira… com Sua Mãe, Maria. Michelangelo revelou-se, por esta obra e muitas outras, o mais impressionante artista em todos os tempos. Tudo sobre Michelangelo é transcendentalmente extraordinário. Miguelangelo tinha 23 anos quando esculpiu a Pietà. Muitas pessoas já viram essa obra na Basílica de São Pedro (Vaticano), mas talvez não tenham tido o cuidado de ver os detalhes (rostos, dedos, músculos, veias, feridas, tecido, etc.), em especial as expressivas feições dos rostos, feitos com extraordinária precisão (e em um só monolito de mármore).
Almério Nunes

Quem diz que ditadura tem o seu lado bom…

Impossível não se emocionar com os relatos de Helio Fernandes sobre aquelas coisas todas que ocorreram durante a ditadura no Brasil. Meu pai foi perseguido pelo então ministro Delfim Netto, que o afastou do Ministério da Fazenda, sem qualquer motivo, e colocou-o em disponibilidade. Meu pai perdeu seu salário quase todo, em decorrência. O piauiense Altino Vieira Nunes veio para o Rio de Janeiro órfão de pai e mãe, analfabeto. Estudou, lutou e conseguiu aprovação num concurso para o ministério. Delfim Netto matou meu pai por dentro. Delfim Netto é um assassino cruel, foi igualmente um torturador. Meu pai escondeu o quanto pode sua real situação de nós; vendeu seu telefone, as joias que mamãe tinha, recorreu a agiotas. Se tivesse sido um ladrão e crápula como Delfim Netto, teria enriquecido, em função do cargo: “Fiscal da Alfândega”.
Almério Nunes

Economistas e empresários já preveem o fim do Euro

Economistas e empresários europeus estão declarando que, no máximo em cinco anos, o Euro acaba. Culpar a governante alemã Angela Merkel ou a tão hedionda austeridade é falso. Em 2008/2009, na crise provocada pelo mercado subprime (hipotecas), foram muitos os bancos, e de muitas nações, que fizeram parte do jogo, achando que iriam lucrar muito, só jogando – que é o que eles sabem fazer melhor. Agora… eis o resultado de uma ganância/jogatina desmedida, suportada por todos que no momento posam de anjos inocentes, buscando “soluções” às custas dos povos. Há falências, suicídios e desemprego em massa na Europa. Pensaram tão somente em lucrar, num cassino vergonhoso (como todos).
Almério Nunes

Você realmente sabe o significado da palavra ‘trabalho’?

“A Comuna de Paris” foi o primeiro grande movimento realizado por trabalhadores. A palavra trabalho vem de “tripalium” e remonta à sua origem latina. Tripalium (três paus) era um instrumento usado para subjugar animais e forçar/subjugar escravos. Basicamente quer dizer “castigo”. “Cansados de passar fome e frio depois de um dos invernos mais rigorosos daqueles anos e resistindo há meses ao cerco de soldados prussianos, os operários franceses resolveram dar um basta na situação. Na manhã de 18 de março de 1871, levantando-se contra o governo que tanto desprezava, o povo saiu às ruas e declarou que, a partir daquele momento, Paris era uma cidade livre, independente e dona do seu destino.
Almério Nunes

O silêncio de Dilma é ensurdecedor

O silêncio de Dilma é ensurdecedor. Ela caminha de mãos dadas com todos os crápulas e vendilhões da pátria brasileira. O momento exige ação. Não creio que palavras resolvam. O povo tem que ir para as ruas e ocupar todas as capitais e principais cidades. Já chega. Basta. Os canalhas se apoderaram de tudo, formando uma quadrilha que desmoraliza e humilha toda nossa sociedade. O Brasil não pode mais aceitar esta corja apodrecida e bandida.
Almério Nunes

O capitalismo é mesmo o sistema mais justo?

O capitalismo trouxe, com sua ganância desmedida, as maiores desigualdades entre os povos, assemelhando-se em muito com o Feudalismo. Os “escolhidos” pelos reis da ocasião, recebem recursos e mais recursos, enquanto os “não escolhidos” que passem muito bem obrigado. Empurraram para nós, goela abaixo, que o capitalismo é o sistema mais justo, mais humano, sistema este que dá oportunidades iguais a todos. A propaganda que divulga isso é fortíssima, uma autêntica lavagem cerebral de fazer inveja a Joseph Goebbels,
Almério Nunes

O capitalismo e a decadência dos Estados Unidos

Em que época dos Estados Unidos existiu o “capitalismo”? No início do século XX, as maiores indústrias ianques como Schwab (aço) Eastman (foto), Ford (carros), Rockefeller (petróleo) e Good Year (pneus) enriqueceram seus donos com o dinheiro do Estado (portanto do trabalhador)! Onde estava a “livre iniciativa”? Tenho filmes mostrando Theodore Roosevelt dizendo que o dinheiro para estes “industriais” veio do governo. Isso é capitalismo? O presidente Ronald Reagan disse: “Greed is good” (ganância é bom), mas durante sua gestão a dívida dos Estados Unidos foi renegociada 18 vezes! Dos anos 70 para cá, isso já aconteceu 78 vezes, ou seja, o mundo financia os Estados Unidos, para que eles possam ostentar o tão hediondo “american way of life”.