Afonso Guerra-Baião

A pena e a pedra

Por em 01/09/2011
A pena e a pedra

Num poema de Mao Tsé-Tung, pena e pedra são imagens de dois tipos diferentes de existência: a pena simboliza uma vida sem sentido, ao léu, desperdiçada; a pedra é a figura de um viver que tem o peso de um conteúdo e o lastro de um significado. A pena pode ser o símbolo da... »

Revoluções por minuto

Por em 09/03/2011
Revoluções por minuto

Se Pedro Bial programasse para os participantes do “Big Brother” um teste eliminatório que consistisse em explicar a origem do título do programa, na certa todos seriam eliminados, sem precisar passar pelo paredão. Nós que não vivemos confinados e temos acesso à internet, numa consulta rápida à Wikipedia, poderíamos responder com segurança: o título... »

Cenários de Natal

Por em 10/12/2010
Cenários de Natal

Alguns dizem que mudamos sempre para sermos os mesmos. Somos nós que mudamos ou mudam as circunstâncias? Alguém pergunta: e se Jesus nascesse hoje? Ele, decerto, seria o mesmo: pobre, excluído, perseguido. Mas a cidade seria muito diferente: condomínios fechados, prédios com seguranças, casas com cercas elétricas sobre os muros e nenhuma estrebaria. O... »

Estevão e Sakineh

Por em 25/08/2010
Estevão e Sakineh

Dificilmente eu me lembraria de Estêvão, primeiro mártir da fé cristã, por causa de seu dia: vinte e seis de dezembro – data ofuscada pelos brilhos das festas natalinas. Pois sua lembrança me veio junto com a recordação de um dos sonetos brancos de Murilo Mendes: “A lapidação de Santo Estêvão”. Nesse texto o... »

Os exterminadores do presente

Por em 04/08/2010
Os exterminadores do presente

A violência institucionalizada é notória quando governos preferem a guerra à diplomacia ou quando o sistema de poder se arroga o direito sobre a vida humana, através da pena de morte. È fácil perceber como interesses de grupos conduzem á formação de verdadeiros exércitos particulares e ao crime organizado, impondo a violência como norma... »

Muito além do futebol

Por em 28/06/2010
Muito além do futebol

Há cerca de vinte anos as leis impostas pela minoria branca proibiam o voto à maioria negra, assim como negavam aos negros o acesso á Igreja Reformada. Essas leis impediam o casamento e criminalizavam a relação sexual entre brancos e negros, vedavam aos negros o uso de instalações, espaços e serviços públicos destinados aos... »

O deserto fértil

Por em 11/04/2010
O deserto fértil

Engana-se quem pensa que esses oásis do dizer são monopólios das elites e que o deserto da repetição é habitat exclusivo das massas. Grupos de uma elite altamente especializada - a dos economistas – repetiram como dogmas, durante as últimas décadas, as receitas neoliberais da atrofia do Estado e do advento do reino divino... »

A voz da terra

Por em 13/03/2010
A voz da terra

O Parque Ambiental do Inhotim é um local de sobrevivência, alimentação e reprodução das mais variadas formas de vida. Tem como diretrizes a conservação dos remanescentes florestais pertencentes aos biomas Mata Atlântica e Cerrado; resgate, ampliação e manutenção de coleções botânicas; emprego de técnicas sustentáveis de manejo; elaboração e desenvolvimento de programas socioambientais. »

O caminho das pausas

Por em 04/02/2010
O caminho das pausas

Nesse livro Werner Keller busca analisar inúmeras informações provenientes das descobertas arqueológicas, comparando-as com as narrativas da Bíblia. A razão da Bíblia, bem como a de mitos da antiguidade e dos povos ditos primitivos, é a mesma razão intuitiva, iluminada, que faz com que os poetas sejam os primeiros a saber. Assim, os dias... »

Busca

Colunistas