Adílio Jorge Marques

Devemos mesmo escolher ciências exatas ou ciências humanas?

Por em 19/04/2014
Devemos mesmo escolher ciências exatas ou ciências humanas?

Movimento ou permanência? Questão de escolha ou de convivência filosófica? O filósofo alemão Max Scheler (1874-1928), conhecido também por seu trabalho sobre fenomenologia, ética e antropologia filosófica, é parte da alma daqueles que, mesmo jovens, são tocados pela eterna discussão filosófica entre Parmênides (530 a.C.-46- a.C.) e Heráclito (535 a.C-475 a.C.). Estes pensadores pré-socráticos... »

“Aspas”

Por em 10/03/2014
“Aspas”

A visão do que deveria ser um bom governante centra-se nestes casos em um personagem de pulso forte, pois, como era comum ocorrer antes da Revolução Francesa, parece que se mantém a ideia de um líder ativo no posto máximo e o povo como um mero espectador dos assuntos políticos. “Príncipe” e “súditos” são... »

Vivemos de verdade?

Por em 21/01/2014
Vivemos de verdade?

Conheço muitas pessoas que abrem mão de suas características internas de “bem viver” e acabam por optar pela mais pura neutralidade nas relações com o mundo. Eis algo que chama constantemente a minha atenção. Sempre achei que racionalidade era, ainda, característica que precisava estar presente no comando das nossas vidas, independentemente da ação tomada.... »

Secularização e individualismo: o mal-estar de nossos dias?

Por em 18/01/2014
Secularização e individualismo: o mal-estar de nossos dias?

A oposição entre a razão científica e religiosidade, para muitos, é o fator maior que leva à separação entre Estado e Igreja. O expoente desse processo acaba por ser a secularização, ou laicização do Estado, e a defesa estatal da liberdade religiosa. Conquistas que propiciaram a efetivação de grandes mudanças no campo religioso contemporâneo.... »

Alguns aspectos sobre o ensino da Física e o meio ambiente

Por em 13/07/2013
Alguns aspectos sobre o ensino da Física e o meio ambiente

O cotidiano escolar permite uma interação constante entre áreas. A troca de experiências com colegas das áreas de Física e de Biologia, tanto da rede particular quanto pública de ensino, trouxeram algumas dúvidas comuns relativas a aspectos físicos relacionados ao meio ambiente. Uma das abordagens baseia-se no conceito e diferença entre gás e vapor... »

Educação: o ponto de mudança da sociedade

Por em 06/07/2013
Educação: o ponto de mudança da sociedade

Educar para aprender uma técnica é tão importante quanto educar para o convívio respeitoso. Quando alcançarmos tal patamar, mesmo que mínimo, todas as relações terão atingido níveis nunca antes vistos no Brasil. Seja entre os homens e nas suas relações sócio-econômicas e políticas, quanto na relação com o meio natural que nos cerca. Teremos,... »

Michel Serres, unindo ciências humanas e exatas

Por em 22/02/2013
Michel Serres, unindo ciências humanas e exatas

Michel Serres é um filósofo universitário francês do pós-guerra nascido em 1930 na França. Iniciou sua formação superior na Escola Naval em 1947. Abandonou-a em 1949 após a leitura de “A gravidade e a graça” de Simone Weil. Ingressou posteriormente na Escola Normal Superior de Paris, licenciando-se em 1952 em Matemática, Letras Clássicas e... »

Globalização e mensalão na perspectiva de Maquiavel

Por em 23/08/2012
Globalização e mensalão na perspectiva de Maquiavel

“O Príncipe” de Nicolau Maquiavel (1469-1527) é uma obra clássica que mostra ao mundo a importância da política, do equilíbrio nos conflitos, e um outro homem: o da macropolítica. O autor se insere nas mudanças culturais, políticas e sociais de sua época. É personagem próprio de seu tempo, sendo a obra escrita demarcadora da... »

A paleontologia portuguesa e o naturalista Alexandre António Vandelli

Por em 07/07/2011
A paleontologia portuguesa e o naturalista Alexandre António Vandelli

Alexandre António Vandelli nasceu em Coimbra em 27 de Junho de 1784 quando seu pai lá trabalhava como professor da Universidade. Casou-se em 18 de fevereiro de 1819 com Carlota Emília de Andrada, filha de José Bonifácio, com quem a família Vandelli tinha laços antigos. Ambos, Alexandre e Bonifácio, trabalharam juntos e moraram na... »

A busca pela geometrização da matéria

Por em 09/03/2011
A busca pela geometrização da matéria

Os gregos antigos, em contraposição a outras culturas, fizeram uma notável descoberta: a natureza obedece a leis universais e eternas, que podem ser investigadas pelos homens. Assim, uma pedra cai não porque uma divindade o ordena ou deseja, mas sim porque existe uma lei natural da qual depende o comportamento da pedra, e à... »

Busca

Colunistas